Segurança

EUA planejam testar sistema antimíssil instalado na Coreia do Sul, diz agência

Coreia do Norte lançou nesta semana míssil intercontinental capaz de alcançar o Alasca, nos EUA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

WASHINGTON - Os Estados Unidos planejam testar seu sistema de defesa antimísseis THAAD nos próximos dias, disseram na sexta-feira,7, duas autoridades norte-americanas à agência de notícias Reuters. Apesar de o sistemta ter sido instalado na Coreia do Sul em abril, o teste ganhará importância agora após a Coreia do Norte ter lançado um míssil balístico intercontinental no último dia 4, o que aumentou as preocupações em relação à ameaça nuclear de Pyongyang.

O THAAD (abreviação para Terminal de Defesa Aérea para Grandes Altitudes) é capaz de interceptar mísseis de curto e médio-alcance, destruindo o projétil com impacto.

Especialistas acreditam que o míssil lançado pela Coreia do Norte pode alcançar o Alasca, mas não os estados americanos mais ao sul do continente. Pyongyang diz que o míssil pode carregar uma grande ogiva nuclear. O Pentágono garantiu que os EUA seriam capazes de deter um artefato como esse.

Em maio, as forças armadas dos Estados Unidos lançaram um interceptador de mísseis disparados da base aérea de Vandenberg, na Califórnia, que pela primeira vez interceptou de maneira bem-sucedida um alvo semelhante a um míssil intercontinental. O interceptador testado em maio derrubou um míssil que foi lançado das Ilhas Marshall, no centro do Oceano Pacífico, e o teste teve êxito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.