Sem teto

Polícia expulsa milhares de refugiados de calçadas de Paris

Os migrantes e refugiados foram escoltados a ônibus e levados para acomodações temporárias, como ginásios e áreas no entorno da capital francesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

PARIS - A polícia francesa expulsou na manhã de sexta-feira,7, milhares de imigrantes que moravam em calçadas em uma área do norte de Paris, muitos deles refugiados de guerras e de conflitos em países distantes como Sudão, Eritreia e Afeganistão.

Dezenas de policiais e veículos brancos da polícia chegaram ao local por volta das 5h30 da manhã (horário local) para desocupar a área. Segundo Dominique Versini, funcionária da prefeitura, entre 2.000 e 2.500 pessoas estavam vivendo no local.

Cerca de 100 pessoas estão chegando por dia à área chamada Porte de la Chapelle, no norte parisiense, disse ela à emissora CNews TV, observando que muitos vêm do leste da África e do Oriente Médio.

"Estes campos ilegais representam um risco de segurança e de saúde pública tanto para os ocupantes quanto para os moradores locais", disse a polícia de Paris em um comunicado, enquanto 350 policiais e outros funcionários realizavam a desocupação.

Os imigrantes foram escoltados a ônibus e levados para acomodações temporárias, como ginásios de Paris e áreas no entorno da capital.

Nas últimas semanas as autoridades locais também relataram um aumento no número de imigrantes perambulando pelas ruas de Calais, cidade portuária do norte da França onde um campo ilegal foi desmontado em novembro e cujos habitantes foram deslocados para outras áreas do país.

Calais, de onde os imigrantes tentam chegar ao Reino Unido, se tornou um símbolo da dificuldade da Europa para lidar com um influxo recorde de homens, mulheres e crianças em fuga de seus países nativos normalmente motivados por guerras, fome e severas violações dos direitos humanos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.