Sem explicação

Trabalhadores de UPAs denunciam redução de salário

Eles alegam que aconteceu desde que a empresa Bio Saúde começou a administrar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Na UPA da Vila Luizão, trabalhadores estão desestimulados com redução.
Na UPA da Vila Luizão, trabalhadores estão desestimulados com redução. (UPA)

SÃO LUÍS - Trabalhadores que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de São Luís denunciam que houve a redução dos seus salários a partir do momento em que a empresa Bio Saúde começou a atuar nesses locais. A situação reflete no atendimento que é prestado à população.

O Instituto Bio Saúde é uma terceirizada da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) para atuar em algumas unidades de saúde da cidade, sendo responsável pela gestão de funcionários pertencentes ao quatro das unidades de saúde, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores de ambulância entre outros profissionais.

Redução
De acordo com uma das enfermeiras que trabalha na UPA da Vila Luizão, que preferiu não ser identificada, com medo de perder o emprego, desde o dia 1º de abril a Bio Saúde começou a fazer a gestão. Segundo ela, seu salário, que antes era de R$ 1.500,00 teve um desconto que varia de R$ 200,00 a 300,00 por mês. Quando informados sobre os motivos que levaram à redução dos salários, os profissionais não obtiveram respostas convincentes. “Continuamos fazendo o mesmo trabalho e dessa vez ganhando menos. Não podemos reclamar porque, do contrário, somos demitidos. Eles exigem muito de nós e, quando vamos cobrar, não fazem nada”, relatou a profissional, destacando as represálias que os trabalhadores sofrem.

Como consequência, os profissionais estão indo para seus postos de trabalho desestimulados, o que se reflete no atendimento oferecido aos pacientes. O Estado apurou que alguns profissionais faltam ao trabalho ou então não desempenham as suas atividades como deveriam. E as pessoas que dependem dos serviços oferecidos pelas unidades são as mais penalizadas.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os referidos servidores haviam sido anteriormente absorvidos por requisição administrativa. Após a migração para a Biosaúde, foram estabelecidos o devido recolhimento e atendidas as exigências da Convenção Coletiva de Trabalho, a fim de gerar a regularidade adequada ao modelo de contratação atual.

SAIBA MAIS

No dia 20 de fevereiro deste ano, o Governo do Estado abriu o processo licitatório para a contratação de uma entidade sem fins lucrativos, especializada na gestão de mão de obra, capacitação e qualificação dos colaboradores, com desempenho de atividades nas unidades pertencentes à rede pública estadual de saúde administradas pela Emserh. Na ocasião, três empresas participaram do processo: o Instituto Superior de Educação Continuada (Isec); o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH) e o Instituto Bio Saúde, este último vencedor da licitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.