Riod Ayoub Jorge

Sarney e Marly platinados

Dentro desse clima de ternura e compreensão foi sedimentada uma união feliz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Na vida há momentos importantes, se não épicos, em que as pessoas se sentem enobrecidas, e ainda que resistam, não podem deixar de experimentar uma forte emoção.
Em instantes assim, revivem por inteiro toda uma caminhada e para alguns de valiosas decorações.
Todo esse corolário de sentimentos estão encarnados na alma, espírito e coração do casal amigo, José Sarney e Marly Sarney, nessa formidável peregrinação de felicidade plena.
Bem jovens, no esplendor da passagem na adolescência e juventude, mesmo sofrendo ainda o impacto da Segunda Grande Guerra que a todos atingia, mas estavam esperançosos de que lá adiante algo maravilhoso os aguardava. Estavam impregnados pelo sentimento do bem querer e da solidariedade humana, transmitidos por seus pais, tendo em destaque, por um lado D.Kiola e por outro D. Vera, ambas matriarcas de extraordinária generosidade.
A elas pertencia a sublime tarefa de conduzir os filhos com severidade, mais emoldurada com amor. Seguindo à risca os costumes tradicionais de respeito ao próximo e conformação com as dificuldades, foi em tal ambiente que os jovens enamorados, passaram por todos os testes, tornando-se dignos da confiança, de todos que os cercavam.
Dentro desse clima de ternura e compreensão foi sedimentada, então uma união feliz e já se vão tantas dezenas de anos, num quadro de divinal grandeza contornado por prata, ouro, e platina.
Se não bastasse a imagem altiva do grande estadista, que o Brasil inteiro consagrou com patamares jamais atingidos , por todos os outros mandatários desta nação; da notável contribuição no processo de desenvolvimento ao Maranhão a partir do seu governo; ele foi capaz de projetar gerações na vida pública brasileira com sua filha Roseana e seus filhos Zequinha e Fernando, este empresário bem sucedido é grande líder do desporto nacional. Além deles adotou politicamente tantos outros, dos quais nunca exigiu contra partida, porque os preparou para servir a sociedade.
Esse homem de notável grandeza, moral e sentimento da mais pura solidariedade que foi além ao oferecer simultaneamente sua participação altamente positiva no processo cultural do País, como escritor e poeta, o que lhe valeu galgar as escadarias da Academia Brasileira de Letras, onde está sentado por reais méritos e cujo talento tem o reconhecimento mundial.
Todo esse conjunto de valores exponenciais se completa com admirável figura de D. Marly, sua fiel municiadora de virtudes, e o grande alicerce dos muros exitosos de sua deslumbrante carreira.
Ela é o outro lado da moeda que eles estamparam e cujo valor e insuperável porque nenhum dinheiro do mundo, será capaz de comprar.
Ela, tem se constituído no grande estuário de todas caudalosas torrentes que jorraram em todos os momentos das lutas travadas por José Sarney.
E fez isto com a maior dignidade, situando-se com uma incomum humildade, trabalhando sempre em favor dos menos favorecidos, oferecendo nos bastidores os mais corretos aconselhamentos, quando as dificuldades se mostravam incontroláveis.
Em suas mãos a bússola e o timão dessa nave familiar, sempre foram manejados com segurança, ainda que buscasse sempre ocultar o seu brilho, preferindo transferir os êxitos ao seu companheiro, o que a fazia imensamente feliz.
Todo esse cenário platinado pertence a todos nós, que vemos neste casal o exemplo da mais pura maranhesidade, cujas imagens tradicionais e familiares, o tempo jamais apagará.

Riod Ayoub Jorge é odontólogo, ex-comandante da Policia Militar, Ex-Deputado Estadual e Ex-Prefeito de Santa Luzia do Paruá

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.