Grave

MP vai investigar suposta venda de emendas na Câmara de São Luís

Em bate boca na Câmara Municipal, vereador Beto Castro acusou Honorato Fernandes de lavagem de dinheiro com recursos de emenda parlamentar

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Honorato Fernandes e Beto Castro terão de dar explicações ao MP
Honorato Fernandes e Beto Castro terão de dar explicações ao MP (Honorato Fernandes e Beto Castro)

O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Coelho, afirmou ontem a O Estado que o Ministério Público investigará a denúncia de suposta venda de emendas parlamentares na Câmara Municipal de São Luís.

A denúncia surgiu num bate boca entre os vereadores Beto Castro (PROS) e Honorato Fernandes (PT) durante a sessão parlamentar do Legislativo da última quarta-feira, que provocou forte repercussão na política da capital.

Beto Castro acusou Honorato de utilizar recursos de emenda para a prática de lavagem de dinheiro. O petista rebateu, e lembrou que Castro chegou a ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral após ter sido pego com dois registros de identidade e pelo menos dois títulos de eleitor.

A denúncia de lavagem de dinheiro com recursos de emenda chamou a atenção do Ministério Público, que deverá apurar o caso.

“A matéria não atribuição originária do procurador-geral. Estou tomando conhecimento dos fatos preliminarmente por meio da imprensa, e vou encaminhá-lo para a Diretoria das Promotorias da Capital que fará a distribuição adequada”, disse o procurador Luiz Gonzaga Coelho.

Bate boca – A discussão entre os vereadores provocou constrangimento ao Parlamento e resultou no encerramento precoce da sessão na Casa.

Os parlamentares trocaram acusações – gravíssimas – e desafiaram um ao outro.

“Você é um bandido, bandido”, disse Beto Castro. “Vossa excelência é um covarde”, rebate Honorato.

“Puxa as tuas contas. Mostra o teu patrimônio para comparar com o teu salário. Tu recebeu R$ 1 milhão e porrada aí, rapá [sic]. Passou perna em todo mundo com essas emendas aí. Tu sabe do que eu ‘tô’ falando [sic]”, disse Beto Castro.

“Prove”, contestou Honorato.

Em seguida, Beto Castro insinuou que o petista atua num esquema de venda de emendas em São Luís.

“Provo pelo teu instituto. Tu sobe naquela tribuna para dizer que é santo. E fala na minha frente, porque homem faz é assim. Olha no olho e fala. Tu é bandido, rapá. Lava dinheiro com emenda e vem com conversa pra cá rapá [sic]. Aqui não tem santo não”, disse Beto Castro.

Depois do bate boca, classificado pelos demais deputados de ‘baixaria’, Beto Castro e Honorato evitaram falar publicamente sobre o assunto.

A Câmara Municipal voltará a funcionar na segunda-feira, quando ocorrerá a primeira sessão ordinária da semana.

Saiba Mais

Ao apurar a suposta venda de emendas na capital, o Ministério Público também deverá apurar, junto à Prefeitura de São Luís, a execução dos recursos. Isso porque é o Executivo Municipal quem faz o pagamento das emendas dos vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.