Indicação

Roberto Rocha diz que Dodge preenche requisitos para comandar PGR

Relator da indicação de Raquel Dodge para ser procuradora-geral da República, o senador maranhense apresentou na manhã desta quarta-feira, 5, parecer favorável a indicação de Michel Temer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Roberto Rocha diz que Dogde tem aspectos notáveis em suas carreiras acadêmica profissional
Roberto Rocha diz que Dogde tem aspectos notáveis em suas carreiras acadêmica profissional (Roberto Rocha)

Brasília - O senador do Maranhão Roberto Rocha (PSB) leu nesta quarta-feira, 5, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado o relatório em que afirma que Raquel Dodge cumpre os requisitos para assumir o comando da Procuradoria Geral da República.

Após a leitura, foi concedida vista coletiva sobre o caso, ou seja, mais tempo para os senadores analisarem a indicação de Dodge. A previsão é que ela passe por uma sabatina na CCJ na próxima semana. Se for aprovada na comissão, Dodge terá a indicação votada no plenário do Senado.

Rocha iniciou a leitura citando o currículo acadêmico de Dodge e a carreira dela no Ministério Público, onde ela atua desde 1987. "Há elementos suficientes para que esta comissão se manifeste sobre a indicação de Raquel Dodge", disse o senador.

Dodge foi indicada para o cargo de procuradora-geral da República pelo presidente Michel Temer na semana passada.

Se aprovada pelo Senado, ela vai substituir o atual procurador-geral, Rodrigo Janot, que deixará o comando da PGR em setembro. Ele comanda o Ministério Público desde 2013 e está no segundo mandato.

A indicação de Raquel Dodge foi anunciada após Temer receber a chamada lista tríplice da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A procuradora ficou em segundo lugar, atrás de Nicolao Dino, atual vice-procurador-geral eleitoral.

Relatório - No relatório entregue à CCJ, Roberto Rocha diz que Raquel Dodge tem "fatos relevantes" e "aspectos notáveis" nas carreiras profissional e acadêmica. Ele também afirma que a procuradora tem "amplo apoio" da categoria de procuradores da República.

"Sua experiência é inquestionável em matéria penal, mas não é menor em relação a questões cíveis, em geral, e de tutela coletiva, em especial", diz trecho do relatório de Rocha.

Como a votação do parecer é secreta, o relator não registra no documento se votará favoravelmente à indicação. De qualquer forma, ele ressaltou qualidades em Raquel Dodge.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.