Aécio Neves

Aécio se diz vítima de armadilha de Joesley

Na volta ao Senado, após liberação do STF, senador do PSDB chamou dono da JBS de bandido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Aécio neves voltou ao Senado Federal
Aécio neves voltou ao Senado Federal (Aécio Neves)

BRASÍLIA - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez um pronunciamento na tribuna do Senado, ontem, dia de seu retorno ao Congresso após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, suspender a decisão que o afastava do mandato. O tucano falou que viveu "dias tormentosos", mas que em nenhum instante perdeu "a serenidade o equilíbrio." Ele negou que tenha cometido crimes, atacou Joesley Batista e elogiou Marco Aurélio Mello.

"Não me furtarei de reiterar aqui aquilo que venho dizendo ao longo das últimas longas semanas. Não cometi crime algum, não aceitei recursos de origem ilícita, não prometi vantagens indevidas a quem quer que fosse e tampouco atuei para obstruir a justiça. Fui vítima de uma armadilha engendrada por um criminoso confesso cujas penas passariam de mais de 2 mil anos de cadeia", destacou o senador, referindo-se ao empresário Joesley Batista, da JBS. Aécio reforçou que o dinheiro pedido por sua irmã Andrea Neves a Joesley se destinava à compra de um apartamento. "Tratou-se de um negócio entre pessoas privadas."

Aécio elogiou a decisão de Marco Aurélio Mello. "Foi o ilustre ministro Marco Aurélio que, em sua decisão, tratou de trazer luzes ao que diz a Constituição. Mostrar com clareza didática que medidas cautelares representam grave violação de princípios constitucionais", reforçou.

O senador se disse vítima de "julgamentos apressados". "Tentaram execrar-me junto à opinião pública. Fui vítima de julgamentos apressados, inclusive nesta Casa, por alguns poucos que parecem não se preocupar com direitos individuais. Mas não carrego mágoas nem ressentimentos. Trabalho para frente. Trabalho para construir o futuro", reforçou, acrescentando: "Não cheguei ontem à vida pública. Sempre atuei na defesa do interesse público."

O tucano admitiu que errou, mas disse que o erro foi ter se deixado envolver por Joesley Batista. "Errei por me deixar envolver nessa trama ardilosa", disse, comentando ainda as gravações em que aparece falando palavrões. "Vocabulário que não me é comum".

Ao concluir seu discurso, Aécio Neves afirmou que vai continuará trabalhando para que o Brasil supere as dificuldades econômicas e sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.