Turismo

Rede de hotéis registra boa ocupação no período junino

Setor registrou taxas de ocupação variando entre 50% e 100% no mês de junho; maioria dos hóspedes veio para turismo e foi atraída para os arraiais da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Setor registrou ocupação satisfatória durante o mês de junho
Setor registrou ocupação satisfatória durante o mês de junho (Ocupação hoteis)

SÃO LUÍS - Os turistas deram as caras no São João 2017. Os visitantes eram sempre vistos circulando pelos arraiais de São Luís, assistindo às apresentações dos grupos folclóricos ou provando das delícias da culinária maranhense. Durante o dia, aproveitavam a beleza das praias ou os passeios pelos pontos turísticos.

Segundo funcionários dos hotéis, o movimento foi satisfatório e um pouco melhor do que o registrado no ano passado. Um dos empreendimentos hoteleiros que registrou altas taxas de ocupação no período junino foi o Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol. A recepcionista Tharcyla Teixeira informou que as taxas de ocupação no período variaram entre 80% e 100%, ou seja, números considerados positivos nesta época do ano.

“Tivemos inclusive hóspedes estrangeiros, provenientes do continente europeu, por exemplo, mas também turistas americanos. Isto sem falar nos brasileiros, como os que vieram de Brasília. A maioria veio em grupos”, revelou Tharcyla Teixeira.

O empresário e fotógrafo Valdez Maranhão, maranhense radicado há muitos anos em Minas Gerais, foi um dos que vieram para aproveitar o São João Maranhense. Ele desembarcou no dia 27 e deixou a capital sábado. Apesar de ser maranhense, revelou que nunca tinha passado o São João em sua terra e registrou tudo em fotos, postadas nas redes sociais.

“Deixei os mineiros com água na boca com toda a beleza do nosso São João. Eu achei um espetáculo, lindo demais. Fiquei maravilhado com tanta diversidade. Fiz inclusive uma camisa personalizada especialmente para a festa e as pessoas me perguntavam sobre o São João do Maranhão até dentro do avião. A nossa terra é uma beleza e todos querem conhecer”, disse Valdez Maranhão, bastante conhecido em Belo Horizonte por realizar a tradicional Feijoada do Maranhão, que este ano acontecerá no dia 2 de setembro, no Clube Minas 2.

Turismo

De acordo com Fabrícia Aires, recepcionista do Hotel Praia Mar, na Península da Ponta d’Areia, principalmente nos dias 23 e 24 de junho, a taxa de ocupação no empreendimento chegou a 80%. Ela disse que o maior percentual de visitantes que se hospedam no Hotel Praia Mar está na cidade para turismo e no período junino esse comportamento fica bem evidente. “O período junino foi bem movimentado e as taxas sempre ultrapassavam os 50% de ocupação, o que consideramos bom, em comparação ao ano assado, que foi mais tímido”, disse a recepcionista.

Conforme o gerente do Hotel Costa Atlântico, no Calhau, Sandro Galhardo, o movimento de hóspedes foi bem melhor que ano passado. Ele informou que a taxa de ocupação chegou a 70%. Quem se hospedou lá, teve a comodidade de ter um arraial logo em frente, o Arraial do Ipem, que foi um dos mais bem organizados e que atraiu numeroso público. “Aqui recebemos visitantes que vêm para negócios e turismo. No mês de junho, registramos uma taca de ocupação bastante satisfatória, pois muitos turistas vieram interessados nas nossas festas juninas e isso movimentou bastante o hotel. Nossa expectativa agora é para este mês, já que é o período de férias e muita gente vem em busca das nossas praias e outras belezas naturais do Maranhão como um todo”, contou Sandro Galhardo.

No hotel Rio Poty, na Ponta d’Areia, a taxa de ocupação chegou a 39% durante o mês de junho, sendo que grande parte desta ocupação ocorreu nos últimos 12 dias, de acordo com informação repassada pelo gerente do hotel, Armando Ferreira, acrescentando que a expectativa do hotel é boa para o mês de julho, por ser período de férias, quando as pessoas aproveitam para conhecer o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.