Fase de testes

Empresas de TI serão as primeiras a testar o sistema eSocial

Até 31 de julho, acesso será restrito à desenvolvedoras de software; a partir de 1° de agosto, todas as companhias poderão acessar o ambiente de testes e contribuir para o aperfeiçoamento do sistema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
eSocial concentrará o registro das informações trabalhistas, previdenciárias, e fiscais
eSocial concentrará o registro das informações trabalhistas, previdenciárias, e fiscais (eSocial)

CURITIBA - Entre os dias 26 de junho e 31 de julho deste ano, o ambiente do eSocial ficará aberto para testes para as empresas de Tecnologia da Informação (TI), responsáveis pelo desenvolvimento dos softwares utilizados para o registro das informações trabalhistas, previdenciárias, e fiscais. A partir de 1° de agosto, o acesso será liberado para todas as empresas brasileiras.

A intenção do Comitê Gestor do eSocial é promover a adaptação ao novo sistema antes da entrada efetiva em vigor, confirmada para ocorrer em duas etapas: em janeiro e julho de 2018. Segundo a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), que participa do Grupo de Trabalho Confederativo (GTC) do eSocial, as empresas também poderão contribuir para o aprimoramento do ambiente de recepção dos dados.

“O eSocial vai entrar em vigor em janeiro de 2018 para as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, e em julho do mesmo ano para o restante. Mas todas vão ter a oportunidade de fazer seus testes internos durante o período de seis meses que antecede a implantação, para verificar suas bases de dados e reportar possíveis erros, caso ocorram, contribuindo para o desenvolvimento do sistema”, confirma o diretor de educação e cultura da Fenacon, Helio Donin Júnior, que participou diretamente das primeiras avaliações do ambiente, antes da abertura à sociedade.

Capacitação

A abertura dos testes vem para complementar um trabalho de capacitação iniciado em 2016 por meio do Portal Árvore do Conhecimento (www.arvoredoconhecimento.com.). O projeto, desenvolvido pela Fenacon, em parceria com a RFB, o MTE e a Caixa Econômica Federal, que disponibiliza gratuitamente orientações em vídeo sobre o eSocial.

“O portal auxilia a mudança de pensamento dos usuários, mostrando que a integração é imprescindível e traz inúmeros benefícios, como eliminar a redundância nas informações prestadas, garantir direitos e também o cumprimento das obrigações fiscais”, explica o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.