Especial shoppings

São Luís Shopping destaca-se como o primeiro mall moderno

Por dia, de 20 mil a 25 mil pessoas frequentam o espaço em busca de entretenimento, alimentação e distração; pelo menos 8 mil veículos entram e saem diariamente do estacionamento do shopping

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

[e-s001]O s shoppings são hoje parte do cotidiano das cidades. Espaços de convivência, aglutinam serviços essenciais, lojas, eventos, diversão e entretenimento para pessoas de todas as idades. Eles figuram entre os preferidos para um passeio, um encontro de amigos e muito mais. Inspirado nesta realidade, O Estado inicia neste fim de semana a série especial de reportagens sobre os shoppings da capital. A primeira delas enfoca aquele que abriu as portas para a modernidade deste tipo de empreendimento, o São Luís Shopping.

Inaugurado em 1999, o São Luís Shopping já abriu as portas com um desafio a cumprir. A maneira como os shoppings são desenhados e operados está em constante evolução. O primeiro shopping brasileiro foi inaugurado em São Paulo em 1966, mas foi a partir da década de 1980 que a indústria de shopping centers iniciou seu grande impulso de crescimento, com o número de shopping centers aumentando consideravelmente até o final da década de 90. Com isso, novos modelos desse tipo de empreendimento foram surgindo. “Ele teve uma responsabilidade grande, pois, dos grandes shoppings, sem qualquer desmerecimento aos anteriores, que eram menores, mas ele foi o primeiro de porte regional na cidade. Depois vieram outros”, informa Ricardo Debiase, um dos superintendentes do São Luís Shopping.

Localização
Segundo Ricardo Debiase, um dos fatores que foram primordiais para que o shopping ganhasse espaço foi sua localização. O São Luís Shopping fica na Avenida Professor Carlos Cunha, no Jaracati, sendo de fácil acesso para quem vai da região central da cidade, pela Ponte Bandeira Tribuzi, ou por quem trafega pelas Avenidas Jerônimo de Albuquerque e mais recentemente pela Via Expressa. “Eu acho a localização do São Luís Shopping privilegiada. Ele é um shopping de fácil acesso a qualquer hora do dia, sem congestionamento. Hoje, ele tem um segundo piso e faz com as pessoas se aproximem mais, tornando-o mais simpático”, afirma.

E os números do São Luís Shopping ajudam a entender a relação que a população de São Luís construiu nestes quase 18 anos. Por dia, de 20 mil a 25 mil pessoas frequentam o local. Para se ter uma ideia do quanto isto representa, das 217 cidades maranhenses, apenas 80 tem mais que 20 mil moradores. Por dia, pelo menos 8 mil veículos entram e saem do estacionamento do São Luís Shopping. Este número é maior que a frota de pelo menos 204 das 217 cidades do estado.

Lojas
Um público tão grande é resultado do mix de lojas que o shopping oferece, sendo a maioria de vestuário, tanto masculino quanto feminino e calçados. Algumas das quais exclusivas como a Tommy Hilfiger, Brooksfield e Gregory. “Mas temos também uma parcela significativa de lojas de alimentação, com duas praças de alimentação no shopping, o que não é algo comum, mas percebemos que a praça antiga estava sem espaço para novos lojistas e para o público. Então, vimos nesta praça a possibilidade de receber mais lojistas. Além disso, as duas praças têm perfis diferentes”, explica Ireno Carvalho, um dos superintendentes do São Luís Shopping.

[e-s001]A praça de alimentação do segundo piso funciona também como uma espécie de anfiteatro, onde são feitas apresentações culturais. Durante o mês de junho ela recebeu atrações juninas como grupos de bumba meu boi, mas o local também tem apresentação de cantores e músicos. É uma forma de o shopping incentivar e divulgar a cultura local. No segundo semestre, o local vai receber uma exposição sobre Portugal.

O shopping tem também lojas de eletroeletrônicos, brinquedos, farmácias, supermercado, decoração, cama, mesa e banho, livrarias e outros setores. São lojas de grandes marcas nacionais e internacionais, além de estabelecimentos de empreendedores locais.

Para manter o shopping em funcionamento e permitir que os frequentadores encontrem tudo operando normalmente a partir das 10h acontecem diversas operações nos bastidores, sobretudo no período noturno. Toda a limpeza, manutenção, reformas, instalação de equipamentos ocorrem durante a madrugada. “Na verdade, a gente administra uma cidade. Proporcionalmente, é como se fôssemos uma prefeitura de cidade pequena, que é responsável por manter os serviços básicos funcionando plenamente”, destaca Nélio Paixão, gerente de Operações do shopping.

Renovação
Para manter um público tão grande, o shopping precisa estar em constante renovação. Ele tem um calendário de eventos e campanhas que são renovadas a cada ano, como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e o Natal. Todas as campanhas são pensadas seis meses antes, fazendo pesquisa do que é novidade no momento com os lojistas e frequentadores”, informa Ireno Carvalho.

Mas a principal renovação que o shopping fez foi a expansão, inaugurada em maio de 2014, o que representou um incremento de 30 mil metros quadrados de área construída, reunindo lojas como C&A, Riachuelo, Renner, Le Biscuit, Rihappy, Memove, entre outras, criando 1.600 vagas de trabalho, à época.

Esse trabalho constante de renovação é feito aliado ao marketing do shopping, que vai desde a contratação de eventos como palestras, workshops, seminários, campanhas publicitárias, parcerias e o calendário anual de eventos e campanhas promocionais específicas para cada período do ano. “Nossa intenção é fazer com que o São Luís Shopping se torne a extensão da casa e faça parte da rotina do nosso consumidor”, conta Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.

NÚMEROS

87 mil metros quadrados

30 mil metros quadrados foram construídos durante a expansão

8 mil veículos ingressam por dia

25 mil pessoas frequentam o shopping diariamente

260 lojas e quiosques

Curiosidade

O Hiper Bom Preço tem 112 mil metros quadrados de área. É a maior loja do São Luís Shopping. Os quiosques representam os menores estabelecimentos comerciais do shopping, com 6 metros quadrados.
Férias de julho
Por causa das férias, um número maior de pessoas frequenta o São Luís Shopping, que traz uma programação especial para o período. Um dos eventos do calendário é a Promoférias, quando as lojas oferecem descontos aos consumidores. Para as crianças, o shopping vai trazer este ano o Mar de Bolinhas, que é a nova sensação entre o público infantil dos shoppings. O cinema também terá uma programação especial e a praça de alimentação do piso 2 terá happy hour todo fim de semana do mês.
Público
Segundo pesquisa feita pelo São Luís Shopping, o público médio que frequenta o local é formado por pessoas de 16 a 35 anos. Geralmente, pessoas com formação universitária, estando em pó-graduação, com um ou dois filhos e clientes que moram nos bairros mais próximos ao shopping, que são bairros onde a população tem maior poder aquisitivo.

[e-s001]Espaço é ponto de encontro de amigos

Deixando para trás as praças, que hoje não são tão seguras como no passado, as conversas e reuniões hoje acontecem no shopping

Os espaços públicos são parte integrante e de fundamental importância no processo de produção das cidades, onde, historicamente, desenvolvem-se as relações de vivência, coletividade e manifestações socioculturais. As praças desempenharam esse papel durante séculos, mas com o crescimento das cidades e o aumento da violência elas perderam espaço para a segurança e comodidade representada pelos shoppings. E o São Luís Shopping não foge à regra. Todos os dias famílias e grupos de amigos se reúnem no local. O espaço tem, inclusive, gente que o frequenta diariamente desde a inauguração, há 18 anos.

Aos 74 anos e aposentado, o médico ortopedista Orlando Ferreira Matos tem um programa diário do qual não abre mão: tomar café no São Luís Shopping. Ele chega lá às 10h, quando o shopping abre e fica até o começo da tarde. “Eu frequento o shopping desde a festa da inauguração. Antes eu trabalhava, mas eu saia do trabalho, pegava minha esposa e vinha para cá. Agora que eu estou aposentado, então, venho diariamente”, frisa.


[e-s001]Para Orlando Ferreira Matos, o espaço é hoje um ponto de encontro de amigos como eram as praças da cidade décadas atrás. “Aqui eu reencontro amigos que eu não vejo há muito tempo, ex-pacientes, gente que eu não reencontraria normalmente. Além disso, aqui eu faço novas amizades. Todo mundo aqui já me conhece: a garçonete do café, os seguranças. Então, tenho vários motivos para vir para cá”, conta.

Entre esses amigos está o desembargador aposentado João Manoel de Assunção e Silva, de 90 anos. Ele também frequenta o shopping diariamente, desde a abertura. “O shopping é um local muito aprazível, não só pelo clima, mas também por causa da segurança. Ele fica perto da minha casa. Então, venho para cá para encontrar os amigos, conversar sobre a situação caótica do país. Só não venho quando a saúde não deixa”, diz.

João Manoel de Assunção e Silva afirma ainda que não frequenta nenhum dos demais shoppings da cidade. “Aqui eu já sou aclimatado. Todo mundo me conhece. Pelo menos as pessoas que frequentam aqui todos os dias, como eu. Outras pessoas eu conheço de passagem”, disse.

Jovens
A turma mais jovem também não abre mão de ir ao São Luís Shopping, sobretudo nas férias. Como o semestre letivo já terminou na escola onde estuda, Letícia Arruda, 14 anos, aproveita o tempo livre para se encontrar com as amigas. O programa preferido é uma sessão de cinema no Cinépolis.


[e-s001]“Acho que a gente vem umas duas vezes na semana. Vem ao cinema, vem passear, ver as lojas. O espaço daqui é muito bom e a variedade das lojas é muito boa, por isso, a gente vem”, conta a adolescente, que fica mais de seis horas por dia no shopping.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.