Tecnologia

Polícia de Dubai terá carro autônomo de patrulha

A um passo de tornar real alguma cena do filme ''Robocop'', a viatura autônoma enviará informações em tempo real

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Viatura que integrará a frota da polícia de Dubai até o final deste ano
Viatura que integrará a frota da polícia de Dubai até o final deste ano (Viatura que integrará a frota da polícia de Dubai até o final deste ano)

DUBAI - A Polícia de Dubai segue aumentando sua frota, mas o próximo veículo de patrulha não será outro superesportivo. Até o final do ano, um carro autônomo com reconhecimento facial deve estar pelas ruas da cidade do emirado.

A um passo de tornar real alguma cena do filme "Robocop", a viatura autônoma enviará informações em tempo real para uma sala de controle e poderá até fazer contato de voz entre os policiais e o suspeito.

O modelo chamado de O-R3 usará uma combinação de câmeras, inclusive com sensor de calor, scanners 3D a laser, radares, GPS e um conjunto grande de dados, que serão processados rapidamente para identificar algo incomum na rua.

Quando a atividade estranha for detectada, o robô emitirá um alerta para a sala de controle e poderá perseguir o suspeito sozinho ou com a ajuda de policiais humanos.

Ele ainda é equipado com um drone para fazer reconhecimento de lugares mais difíceis de chegar sobre rodas.

O O-R3 não precisa de treinamento, pode trabalhar 24 horas por dia sem folga aos finais de semana e busca um ponto de recarga automaticamente quando a bateria estiver fraca, informou a polícia de Dubai.

Superviaturas

Enquanto os policiais não são totalmente substituídos por robôs (ou ciborgues), a polícia de Dubai ainda usa seus superesportivos, incluindo um Bugatti Veyron, que é o carro de patrulha mais veloz do mundo, segundo o Guinness.

Além dele, a polícia local desfila com um Lamborghini Aventador, um Aston Martin One 77 (que teve apenas 77 unidades produzidas), um Bentley Continental GT, uma Ferrari FF, três Porsche Panamera híbrido e dois BMW i8, entre outros esportivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.