Moda

A leveza e o charme do jeans

Democrático, o jeans pode ser usado em várias peças, como calças e vestidos, e vai do look casual ao chique

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Jeans é o tecido mais democrático do guarda-roupa feminino
Jeans é o tecido mais democrático do guarda-roupa feminino (jeans la vertu h)

SÃO LUÍS - O jeans é sinônimo de look casual. A modelagem que continua forte é a flare, deixando o visual elegante e estiloso. “Trata-se de uma peça coringa, cujas coleções sempre bombam nas vitrines. Não pode faltar no vestuário de qualquer pessoa”, frisa Laysa Feitosa, sócia-proprietária da marca La Vertu, em São Luís, com unidades no Shopping da Ilha e São Luís Shopping.

A popularidade do jeans ao redor do mundo começou por volta da década de 1930, com os filmes que retratavam os famosos cowboys americanos. A II Guerra Mundial, por sua vez, popularizou a imagem de virilidade que o tecido representava, uma vez que era utilizado nas fardas do exército norte-americano.

O jeans é o tecido mais democrático do guarda-roupa. Vai com tudo, desde peças lisas a estampadas, tecidos mais finos e mais casuais. Tudo fica lindo e muito bem coordenado. “Quando a escolha é combinar duas peças com tecido jeans, o look continua sendo bastante usual e democrático. A mulher que usa jeans é uma mulher livre, descontraída, mas que, ao mesmo tempo, tem um estilo próprio que expressa sua personalidade”, define Laysa Feitosa.

All jeans

A combinação jeans com jeans pode ser monótona, caso não se utilize da criatividade para montar o look. De acordo com Laysa Feitosa, a loja dispõe de uma variedade de peças jeans e para combinar com ele. “Você optar por cores iguais. Escolha jeans com texturas diferentes como uma calça mais grossa e uma camisa mais fina e leve”, indica Laysa.

A opção de combinar saia e camisa jeans, por exemplo, é muito feminina e também bastante jovial. Hoje, as saias lápis jeans estão em alta e podem formar combinações bem interessantes que podem ser usadas em eventos mais formais, por exemplo.

Para uma combinação descontraída, vale a pena apostar nos shorts jeans com camisa. Brinque com os acessórios para criar visuais coloridos e criativos. Abuse da combinação para lugares informais, como passeios em shoppings.

Tipos de calças jeans

Reta – A mais clássica e democrática, seu corte é o mesmo do joelho até a barra.

Flare – Conhecida também como boca de sino, a flare é justa no quadril e começa a abrir a partir do joelho. Ela é boa para disfarçar o quadril.

Boyfriend - A calça boyfriend possui um corte mais reto, amplo e masculino, por isso dá aquela impressão de que a calça não é sua.

Skinny - Modelo fica justo ao corpo em todo o seu comprimento e por isso evidencia o quadril.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.