São Marçal

Festa de São Marçal acontece no João Paulo

Encontro está em sua 90ª edição e reunirá hoje cerca de 300 mil pessoas; grupos de boi passarão pela avenida principal do bairro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Festa de São Marçal completa 90 anos nesta edição
Festa de São Marçal completa 90 anos nesta edição (São Marçal)

SÃO LUÍS- Em São Luís, os brincantes de bumba meu boi aproveitam a temporada junina até o último dia de junho. Hoje, acontece o 90º encontro de grupos de bumba-boi do sotaque de matraca, na Avenida São Marçal, no bairro do João Paulo, festa essa que deve reunir mais de 300 mil pessoas.

Os grupos de boi vão passar pela avenida que leva o nome do santo desde as primeiras horas da manhã. A festa tem previsão para terminar apenas no início da noite.

Na manhã de ontem, O Estado esteve no local onde será realizada a festa e verificou toda a mobilização dos vendedores ambulantes em montar as suas barracas para vender os produtos. O palco e a estrutura de som também já estavam sendo montadas.

Por causa da passagem dos batalhões de bumba-boi, o comércio ao longo da Avenida São Marçal estará de portas fechadas durante todo o dia. Por precaução, as agências bancárias e outras lojas colocaram tapumes nas suas fachadas com o intuito de evitar possíveis casos de depredações.

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca 300 policiais serão destacados para fazer o policiamento no encontro dos grupos de bumba-boi. Viaturas, motocicletas e cavalos serão utilizados ao longo das atividades. Também será feita a fiscalização para o cumprimento da Lei Seca.

Já o Corpo de Bombeiros disponibilizará um contingente de 115 homens divididos em três turnos. Viaturas de combate a incêndio serão colocadas em pontos estratégicos para atender a qualquer eventualidade.

Este ano, um grupo de voluntário se comprometeu em organizar o encontro de bumba boi em homenagem à São Marçal. A estrutura de palco, som e iluminação será oferecida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Sectur).

Trânsito

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), vai disciplinar o trânsito na área do João Paulo onde ocorrerá o encontro dos grupos de bumba-boi. A interdição para o tráfego de veículos será feita nas seguintes vias: Avenida São Marçal (próximo à Feira do João Paulo), Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington) e Avenida Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias), com suas respectivas transversais. As interdições iniciaram na noite de ontem e prosseguem até a 0h de amanhã (1º de julho).

As interdições ocorrerão no sentido Bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, quando o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua 5 de Janeiro até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro.

No sentido Centro-Bairro, serão feitos desvios na Avenida Kennedy, sendo que o tráfego será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; e a outra na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Curso Wellington, com desvio em direção à Avenida dos Franceses. A SMTT informou que a utilização de equipamentos de som nos locais indicados deverá obedecer ao que preceitua a Lei do Silêncio. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.