Dia C

Dia de Cooperar será realizado na Praça do Pescador

Desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Diversos serviços são oferecidos no Dia C
Diversos serviços são oferecidos no Dia C (dia c h)

As cooperativas maranhenses estão mobilizadas para realizar o programa Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. Nesta sexta-feira, 30, cooperados de Grajaú, no interior do estado, vão entregar cestas básicas e água para as pessoas que vivem no sertão nordestino. No sábado, cooperativistas e voluntários se juntam à equipe do Sescoop/MA para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. O evento de celebração será na Avenida Litorânea, na Praça do Pescador, das 7h às 12h, com serviços gratuitos de saúde, assessoria financeira e jurídica, aulão de zumba e muito mais.

No Maranhão, as cooperativas, com o trabalho consolidado, possuem a meta de somar voluntários para beneficiar mais pessoas. Cerca de 30 cooperativas e 100 voluntários pretendem beneficiar 500 pessoas apenas no dia 1° de julho. “As cooperativas estão preocupadas com o legado que vão deixar para as próximas gerações. E é com este programa que podem oferecer voluntariamente sua contribuição para as comunidades em que estão inseridas através da promoção de iniciativas que beneficiam milhares de pessoas em todo o país”, afirma Aureliana Luz, presidente do Sistema OCB/MA.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Dia C em números

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país. Os números não deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1.278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais de um milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

Serviço

O quê: Dia C no Maranhão
Onde: Avenida Litorânea – Praça do Pescador
Quando: sábado, 1º de julho
Horário: 7h às 12h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.