Reconhecimento

Bumba-boi pode ser patrimônio imaterial da humanidade

Anúncio da pretensão ao título foi feito pela direção nacional do Iphan, responsável pela candidatura da manifestação ao reconhecimento internacional, que poderá ser oficializado no ano que vem

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Bumba meu boi será patrimônio imaterial da humanidade
Bumba meu boi será patrimônio imaterial da humanidade (Bumba boi)

O bumba meu boi, uma das manifestações populares mais tradicionais do Maranhão, deve se tornar, em breve, patrimônio cultural imaterial da humanidade. O anúncio da pretensão ao título foi feito oficialmente, na tarde de ontem, 28, na sede da Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Maranhão (Iphan), em São Luís. De acordo com a direção do órgão, o reconhecimento internacional poderá ser oficializado no ano que vem pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI), Hermano Queiroz, esteve na capital maranhense para confirmar que a candidatura do bumba-boi para ser patrimônio da humanidade será apresentada até março de 2018. Para isso, será elaborado um dossiê com as características principais dos grupos e suas implicações para a cultura local. “Será importante encaminhar esta documentação de forma consolidada para ter este importante bem cultural reconhecido internacionalmente”, ressaltou o diretor do DPI.

Caso o bumba meu boi tenha o seu valor reconhecido pela Unesco, será a sexta forma de manifestação cultural brasileira enaltecida globalmente. Desde 2003, outros registros, como o samba de roda (na Bahia), o Círio de Nazaré (no Pará), o frevo (em Pernambuco), a capoeira e a arte kusiwa, da tribo Wajãpi, no Amapá, também receberam a chancela da Unesco.

“No entanto, vale destacar que o bumba-boi não se compara a qualquer destes registros, pois de certa forma trata-se de uma manifestação que possui características únicas”, disse Queiroz.

O superintendente regional do Iphan, Maurício Itapary, destacou o trabalho feito pelo Comitê de Salvaguarda do Bumba-Boi. “Foi uma ação que valorizou ainda mais esta manifestação e documentou a importância e implicações históricas dos grupos”, disse.

Detalhes
O pedido para que o bumba meu boi se tornasse patrimônio cultural da humanidade está em tramitação desde 2012. No entanto, a Unesco informou que, diante das inúmeras demandas da entidade, somente poderia analisar o caso este ano. Antes disso, a candidatura do bumba-boi passou por uma série de avaliações internas do
Iphan. O aval para que a manifestação pleiteie o título internacional foi dado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, no dia 22 deste mês.

SAIBA MAIS

Considerado uma celebração que engloba bens culturais, o bumba meu boi está enraizado na cultura católica e nos costumes populares. Normalmente, a manifestação ganha ainda mais importância durante os festejos juninos, com apresentações em diferentes pontos. Em geral, dividem-se os sotaques do bumba-boi em cinco: baixada, matraca, zabumba, costa de mão e orquestra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.