Nova promessa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Deputados federais e estaduais estiveram pela enésima vez vistoriando as obras de duplicação da BR-135, na última segunda-feira. E mais uma vez ouviram do Dnit a promessa de entrega de pelo menos um trecho de 8 quilômetros, em até 10 dias.
Já tem um sem-número de vezes que o Ministério dos Transportes e o seu braço local, o Dnit, prometem entregar a obra, que deveria ter ficado pronta ainda em 2014. São três anos de atraso, portanto.
A duplicação da BR-135 – no trecho entre São Luís e Miranda do Norte, passando por Bacabeira, Santa Rita e Itapecuru-Mirim – é, na verdade, uma batalha antiga da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) desde o seu primeiro mandato, ainda nos anos 90. A confirmação da obra foi uma luta intensa também do ex-deputado e ex-senador Chiquinho Escórcio (PMDB), que pressionou tanto o ministério dos Transportes quanto o Dnit para a realização da duplicação.
Desde que a obra começou, nos idos de 2010, apenas parlamentares ligados ao grupo da ex-governadora – primeiro Chiquinho, depois Hildo Rocha e Pedro Fernandes – têm se desdobrado na pressão aos órgãos interessados.
Curiosamente, não se viu nenhuma mobilização do governador Flávio Dino (PCdoB) e, principalmente, do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) em torno da obra. Mas certamente os dois estarão presentes na inauguração desse trecho de 8 quilômetros. Isso se ocorrer, de fato.

Aeroporto
Não é apenas com relação à BR-135 que os deputados federais e estaduais se queixam da omissão de Flávio Dino e Edivaldo Júnior.
Os dois gestores nunca se movimentaram também para pressionar a Infraero quanto às obras de ampliação do Aeroporto Hugo da Cunha Machado.
O governador e o prefeito nunca participaram de nenhuma audiência pública sobre o tema e nunca estiveram presentes em vistorias promovidas pela classe política ao local.

Nas mãos
A investigação contra o secretário Márcio Jerry o coloca na linha de tiro do desafeto partidário e também secretário Jefferson Portela.
Ambos candidatos a deputado federal pelo PCdoB, eles têm se alfinetado em ações e reações muitas vezes públicas.
Agora, Portela, chefe da Segurança Pública, tem o poder de decidir o destino do colega da Articulação Política.

Representação
A investigação da ex-secretária-adjunta Simone Limeira e do secretário Márcio Jerry é fruto de uma representação da deputada Andrea Murad.
A deputada entrou com ação no Ministério Público Federal, que se julgou incompetente para o caso e encaminhou ao Ministério Público estadual.
O MPE foi à Justiça, que determinou investigação contra os dois auxiliares do governador Flávio Dino.

Evangélicos
Pelo menos o apoio da igreja Assembleia de Deus a deputada federal Eliziane Gama (PPS) já tem para o seu projeto de disputar a eleição para o Senado.
O presidente da denominação evangélica, pastor Pedro Aldir Damasceno, declarou que a parlamentar foi escolhida em convenção para representar a igreja.
Em contrapartida, já há uma intensa movimentação de candidatos que querem ocupar a vaga de Eliziane na disputa pela Câmara Federal.

Desidratada
Eliziane Gama voltou ao cenário eleitoral pelas mãos do ex-prefeito Sebastião Madeira, que a defendeu como candidata a senadora em uma eventual chapa encabeçada por Roberto Rocha.
Mas há quem diga que o anúncio é articulação da própria deputada, que busca uma saída honrosa para desistir de concorrer à reeleição.
Até 2014 uma das principais lideranças emergentes da política maranhense, Eliziane desidatrou-se a ponto de ser dada como carta fora do baralho em 2018.

Futebol
Além da CPI da Saúde, proposta pelo deputado Wellington do Curso (PP), a Assembleia Legislativa já vive às voltas com outro projeto de investigação.
O deputado Rigo Teles (PV) propõe a criação de uma comissão de inquérito para investigar o futebol maranhense.
Teles é ligado ao Cordino, de Barra do Corda, que disputa uma interminável final do Campeonato Maranhense com o Sampaio Corrêa.

Saúde
O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, garante ter em mãos todos os documentos que provam o corte de recursos para o setor de Saúde no município.
Gentil denunciou o corte no início da semana e foi contestado pelo secretário Carlos Eduardo Lula.
Agora, o prefeito faz questão de exibir os documentos que provam o que ele diz sobre o assunto.

E MAIS

• A principal obra da Secretaria de Esportes no Castelão foi o cercamento com um alambrado vermelho de toda a área em torno do complexo esportivo.

• Admiradores do sotaque da Ilha (matraca) andam questionando a ausência do tradicional Boi da Madre Deus da programação dos principais arraiais do Governo do Estado. Discriminação?

• Estranha a concessão de uma Medalha do Mérito Manuel Beckman para o governador do Piauí, Wellington Dias, cujo histórico não registra qualquer feito em favor do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.