Em preparo

Organizadores da Festa de São Marçal se reúnem para definir programação

Tradicional encontro de grupos de bumba-boi de matraca vai acontecer no dia 30, no bairro João Paulo; reunião aconteceu no Convento das Mercês e contou ainda com representantes de órgãos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Reunião no Convento das Mercês.
Reunião no Convento das Mercês. (reunião)

SÃO LUÍS - Os organizadores do Festejo de São Marçal, onde tradicionalmente acontece o encontro dos grupos de bumba-boi de matraca, no João Paulo, no dia 30 deste mês, se reuniram ontem para discutir detalhes da festas. Este ano, o evento não terá à frente o Instituto São Marçal, que tradicionalmente organiza o encontro.

A reunião aconteceu no Convento das Mercês e contou ainda com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que discutiram os detalhes sobre a segurança do evento.
Os organizadores estão trabalhando para que no dia 30, durante o encontro de grupo de bumba-boi no João Paulo, a última atração se apresente até as 18h, com o intuito de liberar a avenida mais cedo para o trânsito.

“Essa é uma festa que acontece há 90 anos e vamos ter a estrutura digna da nossa tradição. O que foi acordado é que a último grupo passe em frente ao quartel do exercito às 18h. Então, seria muito bom se houvesse essa conscientização para não passar do horário”, disse Walter Davir Mendes, do Boi do João Paulo e um dos integrantes da comissão organizadora da festa.

“Em momento nenhum o Governo do Estado deixou de apoiar o evento, que estava no calendário de planejamento desde o começo do ano. Sambemos da grandiosidade do evento de São Marçal e este ano oferecemos toda a estrutura e mais um recurso para o instituto que organizava a festa e isso foi negado pelo próprio instituto. Coube a nós discutir novamente com a sociedade civil e outros grupos apresentaram a proposta de organizar a festa com os mesmos recursos que estávamos oferecendo. A festa vai acontecer e será um sucesso, com muita segurança, alegria e tradição”, disse o titular da Secretaria de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.