Feita a troca

Após denúncia de O Estado, placa é trocada na orla

Placa liberava banho em trecho que, na verdade estava impróprio; ontem, o governo fez a alteração da placa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Placa mostrando que trecho está impróprio para banho foi colocada
Placa mostrando que trecho está impróprio para banho foi colocada (placa)

Após denúncia de O Estado, o Governo alterou a placa que informava as condições de balneabilidade de um trecho monitorado da Praia da Ponta d’Areia, em São Luís. No trecho localizado em frente à praça de apoio aos banhistas, as águas estão impróprias para o banho, mas a placa informava justamente o contrário.

No local, de acordo com o laudo técnico de balneabilidade produzindo pelo Governo, não é permitido o banho por causa do alto índice de poluição presente na água. Contudo, com a placa errada, a região estava liberada, situação que oferecia riscos para os banhistas.

Mudança
Após a denúncia feita por O Estado na edição de segunda-feira, dia 26, ontem técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) estiveram na Praia da Ponta d’Areia e realizaram a alteração da placa com as informações corretas de que o trecho estava impróprio para o banho, conforme atesta o laudo técnico da Sema.

A placa com a informação errada oferecia graves riscos à saúde das pessoas que frequentavam a Praia da Ponta d’Areia, uma vez que elas entravam no mar acreditando que a água estava própria para banho, quando na verdade ela não estava. Além disso, o novo laudo atesta que, dos seis pontos monitorados ao longo dessa praia, nenhum está próprio para o banho por causa da alta concentração de esgoto na água.

De acordo com o último laudo divulgado pelo governo, dos 21 trechos que estão sendo monitorados ao longo da orla da Região Metropolitana de São Luís, apenas dois estão próprios para o banho: um localizado na Praia do Meio e o outro na do Araçagi. Todos os outros 19 estão impróprios.

Análises
As amostras de água são colhidas regularmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONAMA) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 Enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 Enterococos/100 mL (NMP).

A Sema passou a divulgar os laudos com as condições de balneabilidade das praias após Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão obrigando a secretaria a divulgar as condições de balneabilidade das praias de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, incluindo a fixação de placas em trechos impróprios para banho.

Em 2012, as praias da Região Metropolitana de São Luís passaram quase 200 dias interditadas pela Sema após a divulgação de um laudo, no dia 25 de março daquele ano, segundo o qual toda a orla estava imprópria para banho. A liberação ocorreu dia 11 de outubro, após a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) executar obras de melhoria do sistema de esgotamento sanitário de São Luís.

SAIBA MAIS

Condições de balneabilidade das praias de São Luís

Praia da Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Hotel Praia Mar) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Bar do Dodô)- impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente à Praça de Apoio ao Banhista) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Edifício Herbene Regadas) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Hotel Brisa Mar)– impróprio
Praia de São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente à Barraca da Marcela) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo) – impróprio
Praia de São Marcos (Foz do Rio Calhau) –impróprio
Praia do Calhau (à direita da elevatória II da CAEMA) – impróprio
Praia do Calhau (em frente a Pousada Tambaú) – impróprio
Praia do Calhau (em frente ao Bar Malibu) – impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Pimenta I) –impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II) –impróprio

Praia do Meio (em frente ao Bar do Capiau) –próprio
Praia do Meio (em frente ao Bar da Praia) – impróprio
Praia do Araçagi (em frente ao Fatima’s Bar) – próprio
Praia do Araçagi (em frente ao Bar Novo Point) – impróprio
Praia do Araçagi (em frente ao Bar do Isaac) - impróprio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.