Falta de assistência

Governo informa falsa condição de praias em SL

Na Praia da Ponta d’Areia, placa informa que o trecho está próprio para banho, quando laudo técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) atesta justamente o contrário, numa situação que oferece riscos aos banhistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - O Governo do Estado está informando de forma errada as condições de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís. Em pelo menos um trecho não é permitido o banho das pessoas, de acordo com as análises feitas pelo próprio governo, contudo há uma placa informando que o local é livre para os banhistas, situação essa que oferece riscos para a saúde dos frequentadores.

O trecho em questão localiza-se na Praia da Ponta d’Areia, na capital. De acordo com o último laudo técnico elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), e divulgado na quinta-feira, dia 22, o trecho localizado em frente à Praça de Apoio aos Banhistas está impróprio para o banho.

No entanto, O Estado esteve no local na manhã de ontem e registrou a presença de uma placa no trecho, com a informação de que o espaço estava liberado para o banho, quando na verdade está impróprio. Ainda ontem, várias pessoas aproveitaram o perigo para banhar na praia, alheias ao risco a que estavam se submetendo. O laudo da Sema atesta que, dos seis pontos monitorados ao longo dessa praia, nenhum está próprio para o banho por causa da alta concentração de esgoto na água.

E é justamente esse esgoto que é alvo de reclamação dos comerciantes que trabalham no local. Eles alegam que frequentemente o esgoto estoura no local e a água poluída corre a céu aberto em direção ao mar.

Raimundo José Campos trabalha na região há vários anos e afirmou que esse problema persiste e até o momento nada foi feito para solucioná-lo. “Quando estoura, o esgoto corre a céu aberto, principalmente quando chove. Já falamos várias vezes com a Caema sobre essa situação e até agora ela não foi resolvida”, reclamou o comerciante.

De acordo com o último laudo divulgado pelo governo, dos 21 trechos que estão sendo monitorados ao longo da orla da Região Metropolitana de São Luís, apenas dois estão próprios para o banho: um localizado na Praia do Meio e o outro na do Araçagi. Todos os outros 19 estão impróprios.

Laudos

As amostras de água são colhidas regularmente em situação de maré baixa e na isóbata de 1m. O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conama) nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 100 enterococos/100 mL (NMP - Número Mais Provável).

As águas das praias serão consideradas impróprias, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 400 enterococos/100 mL (NMP).

Outro lado

O Governo do Estado foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre a situação observada na Praia da Ponta d’Areia, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi obtida.

Condições de balneabilidade das praias de São Luís:

Praia da Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Hotel Praia Mar) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (atrás do Bar do Dodô) - impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente à Praça de Apoio ao Banhista) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Edifício Herbene Regadas) – impróprio
Praia da Ponta d’Areia (em frente ao Hotel Brisa Mar) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente à Barraca da Marcela) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar) – impróprio
Praia de São Marcos (em frente ao IPEM e ao Bar Kalamazoo) – impróprio
Praia de São Marcos (Foz do Rio Calhau) – impróprio
Praia do Calhau (à direita da elevatória II da CAEMA) – impróprio
Praia do Calhau (em frente a Pousada Tambaú) – impróprio
Praia do Calhau (em frente ao Bar Malibu) – impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Pimenta I) – impróprio
Praia do Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II) – impróprio
Praia do Meio (em frente ao Bar do Capiau) – próprio
Praia do Meio (em frente ao Bar da Praia) – impróprio
Praia do Araçagi (em frente ao Fatima’s Bar) – próprio
Praia do Araçagi (em frente ao Bar Novo Point) – impróprio
Praia do Araçagi (em frente ao Bar do Isaac) - impróprio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.