Treinamento

Bombeiros realizam simulação de acidente

Atividade ocorreu na Avenida Litorânea, com veículos em chamas e resgate de vítimas, chamando a atenção das pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

SÃO LUÍS - Dois veículos incendiados e o Corpo de Bombeiros realizando o resgate de vítimas. A cena de um acidente registrado na manhã de ontem na Avenida Litorânea, em São Luís, chamou a atenção das pessoas que passavam pela localidade. No entanto, tudo não passou de uma simulação como forma de treinamento das equipes de resgate.

Foi feito um simulado de operações de combate a incêndio, extração veicular e salvamento. Cerca de 60 bombeiros e várias viaturas, entre ambulâncias e carros auto-bomba tanque participaram da ação. As atividades fizeram parte da Semana do Bombeiro, iniciada ontem e que se estenderá ao longo dos próximos dias com outras ações.
Na Avenida Litorânea, um trecho de aproximadamente 500 metros foi interditado para a realização da simulação. Na pista foram colocados três veículos que acabaram de se envolver em graves acidentes.

Em um desses veículos foi ateado fogo para simular que o automóvel se incendiou após se envolver em um acidente. Os bombeiros tiveram de intervir para apagar as chamas. No fim da simulação, o automóvel ficou completamente destruído
Situação semelhante foi simulada com outro veículo que também foi incendiado, mas dentro dele havia uma pessoa gravemente ferida. Nessa situação, os bombeiros tiveram de agir rápido para socorrer com vida a pessoa ferida e retirá-la do carro antes que o veículo fosse tomado pelas chamas. Em seguida, foi feito o combate do fogo.

Na outra situação, uma pessoa ficou presa dentro das ferragens de um automóvel. Os bombeiros tiveram que utilizar equipamentos especiais para cortar a funilaria do carro e retirar a pessoa de dentro dele com vida. Em outra simulação, os bombeiros realizaram o resgate de uma pessoa que havia sido arremessada do carro e jogada próximo ao mar.

Avaliação
O coronel Célio Roberto de Araújo, comandante geral do Corpo de Bombeiro, esteve presente na atividade. Ele avaliou positivamente as ações e disse que a corporação está preparada para grandes ocorrências.“É uma forma de chamar atenção da sociedade sobre a importância da presença dos bombeiros para essas situações. Avaliamos o tempo de resposta até a chegada do resgate e com isso estamos preparados para as grandes ocorrências”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.