Agricultura

Dias de campo tratam sobre alimentos biofortificados no MA

Eventos, promovidos pela Embrapa Cocais, ocorrem nos municípios de Codó e Alto Alegre, na terça-feira, 27, e quarta-feira, 28, respectivamente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
(milho feijão)

Dias de campo dos alimentos biofortificados desenvolvidos pela Embrapa (feijão, milho, batata doce e mandioca) serão realizados na terça-feira, 27, e quarta-feira, 28, respectivamente em Codó e Alto Alegre do Maranhão.

Este será o primeiro dia de campo realizado pela Embrapa Cocais com os quatro cultivos biofortificados. Em Codó, o evento será realizado no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), das 7h30 às 12h; em Alto Alegre, no sítio São Francisco, também no período da manhã. A iniciativa tem a parceria do Governo do Estado por meio do Sistema SAF (Secretaria de Agricultura Familiar, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

Antes da realização dos dias de campo, 26 de junho no IFMA de Codó, será ministrada oficina sobre processamento de alimentos biofortificados para 20 merendeiras da região. O objetivo é multiplicar as formas de uso culinário dos alimentos biofortificados.

Mais sobre a biofortificação

O projeto BioFORT, da Embrapa, tem como objetivo primeiro diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar a partir do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente. O processo de biofortificação é feito com o cruzamento de plantas da mesma espécie, conhecido como melhoramento genético convencional, gerando cultivares mais nutritivas. Inclusive, o projeto, ao longo do tempo, formou uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior que investe em conhecimento técnico-científico da agronomia e da saúde para obtenção de alimentos mais nutritivos.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, localizada no Rio de Janeiro, lidera o projeto BioFORT, que, por sua vez, faz parte da Rede de Biofortificação no Brasil – Rede BioFORT. Esta rede foi iniciada pelo projeto HarvestPlus, financiado pela fundação Bill & Melinda Gates e pelo Banco Mundial, entre outros, e também inclui o projeto AgroSalud, financiado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida), ambos coordenados pela Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Parcerias

Para atingir os resultados esperados, o BioFORT congrega mais de 150 pessoas em diferentes áreas do conhecimento e em 14 Estados brasileiros. A rede interage com universidades, centros de pesquisa nacionais e internacionais, associações de produtores, governo, prefeituras e organizações não-governamentais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.