Homenagens

Vinhais Velho rende homenagens a São João Batista

Neste sábado,24, acontecerá programação especial em homagem ao santo; festividade será encerrada no domingo, 25, com a celebração da Santa Missa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
O Festejo de São João Batista acontece na antiga paróquia que leva o nome do santo
O Festejo de São João Batista acontece na antiga paróquia que leva o nome do santo (O Festejo de São João Batista acontece na antiga paróquia que leva o nome do santo, no Vinhais Velho)

SÃO LUÍS - Será encerrada neste fim de semana a programação do Festejo de São João Batista de Vinhais Velho - conhecida como a Festa das Águas - na paróquia considerada a mais antiga de São Luís, com 404 anos de construção. Além dos ritos religiosos, também serão comercializadas comidas típicas cuja arrecadação será revertida para a manutenção da paróquia.

Neste sábado,24, acontecerá o batizado, a partir das 9h. No mesmo dia, às 18h, haverá procissão com a imagem de São João Batista, com concentração na entrada da igreja que leva o nome do santo. Em seguida, os fiéis vão percorrer as seguintes vias do Vinhais: Rua Grande, Rua do Poço, Rua Alfa Crucis, Avenida Antares, Avenida Othelino, Rua Júpiter, Rua Mercúrio e Rua Vênus.

A programação deste sábado será encerrada às 21h com arraial em estrutura montada em frente à igreja. Já no domingo,25, estão previsto, a partir das 18h30, reza do terço, novena e ladainha, a partir das 18h30. Logo depois, às 19h30, será celebrada a Santa Missa, encerrando oficialmente as festividades.

De acordo o pároco da Igreja de São João Batista, Jadson Borba, a reverência ao santo é um dos momentos mais marcantes do ano para os fiéis. “É uma época de reflexões e de alegria e congregação das pessoas, pelas festividades juninas”, disse.

O Festejo de São João Batista começou no dia 15 deste mês, quando os católicos celebram o Corpus Christi (ato em que a igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia). Para a Igreja, João Batista foi um dos “anjos” que revelou o nascimento de Cristo e um dos santos mais próximos de Jesus. Ele é apontado como autor do batismo do filho de Deus nas águas do Rio Jordão.

Singularidades

A paróquia de São João Batista possui uma história que se confunde com o ano de fundação da capital maranhense, em 1612; mesmo ano em que foi erguida a primeira igreja no local onde a paróquia hoje se encontra. Na época, ela foi construída pela Missão Francesa.

Em 20 de outubro de 1612, segundo os historiadores, foi batizada e rezada a primeira missa na paróquia, provavelmente pelo padre francês Arséne de Paris, ajudado por Claude D’Abbeville.

Mais

Programação do Festejo de

São João Batista do Vinhais

- Sábado,24

9h – Batizado

18h – Procissão por ruas e avenidas do Vinhais

21h – Arraial

- Domingo, 25

18h30 - Santo Terço, Novena e Ladadinha

19h30 – Santa Missa

Fonte: Paróquia de São João Batista do Vinhais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.