Roubo de carga

Roubo de cargas no estado é um desafio para a polícia

Apesar das constantes ações policiais, quadrilheiros agem com frequência nas rotas da Região Tocantina, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Barra do Corda; dezesseis bandidos já foram presos este ano

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Ilustração
Ilustração (Roubo de cargas no estado é um desafio para a polícia)

SÃO LUÍS - A Região Tocantina e as cidades de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Barra do Corda são os principais pontos de ataques utilizados pelos quadrilheiros especializados em roubo de carga no estado, segundo a polícia. As cargas de secos e molhados, combustível, fertilizantes e cigarros são produtos alvo dos assaltantes. Somente este ano, a polícia já prendeu 16 suspeitos de cometerem esse tipo de crime, recuperou 34.762,44 kg de alimentos e ainda apreendeu cinco veículos e 53.206 litros de combustível. A polícia não soube informar o volume de mercadorias roubadas. No ano passado, 14 quadrilheiros foram presos no Maranhão.

Esse tipo de criminalidade é combatido pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), órgão ligado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). O delegado Augusto Barros, chefe do DCRC, declarou que a sua equipe de investigadores desenvolve um trabalho conjunto com os policiais das delegacias regionais no interior, visando ampliar a linha de atuação no estado.

Ainda segundo Barros, esses quadrilheiros costumam agir na Região Tocantina, Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Barra do Corda por serem locais de rotas de caminhões de cargas. Geralmente portando armamento de grosso calibre, os bandidos abordam os veículos nas rodovias ou posto de combustível e fogem levando a carga. A vítima é abandonada, na maioria das vezes, amarrada em área de matagal, às margens das estradas. “Esses criminosos sabem as rotas dos caminhões de cargas”, declarou o delegado.

Para Augusto Barros, os quadrilheiros não atacam nas regiões onde residem ou têm moradia de familiares. Nos assaltos, contam sempre com o apoio de outros criminosos, conhecidos no mundo do crime como apoiadores. Estes bandidos têm a missão de fornecer informações e conceder apoio logístico aos outros integrantes do bando.
O delegado disse também que a maior parte dos produtos roubados é vendida aos pequenos comerciantes do interior do estado. “Esses comerciantes compram dos criminosos produtos por um valor abaixo do mercado e revendem em seus estabelecimentos comerciais, obtendo um lucro de até cem por cento”, explicou Barros.

Fora de circulação
Na última segunda-feira, 19, uma equipe da DCRC prendeu Raimundo Ari Alves Pereira, de 50 anos, que, segundo o superintendente da Seic, Thiago Bastos, em companhia de outros criminosos, teria roubado um caminhão de carga de uma empresa de supermercado na BR-135, no trecho da zona industrial de São Luís. O crime ocorreu na primeira semana do mês passado.

Thiago Bardal explicou que a polícia, após tomar conhecimento dessa ação criminosa, iniciou as investigações e conseguiu localizar a referida carga acondicionada em um depósito alugado por Raimundo Ari Pereira, na Região Metropolitana de São Luís. Em seguida, os policiais solicitaram o mandado de prisão contra ele ao Poder Judiciário, que foi cumprido no dia 19.

O detido foi conduzido primeiramente à sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou esclarecimento e, logo depois, levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, à disposição da Justiça. A polícia continua investigando o caso, visando prender os outros envolvidos nesse roubo.

Operação Colombo
O delegado Thiago Barros informou ainda que a polícia vem monitorando, há mais de seis meses, um grupo de quadrilheiros especializados no furto de combustível no interior. Vários criminosos já foram presos durante a operação Colombo. No dia 1º de junho deste ano, foi a vez de um dos chefes desse bando, Jaivan Martins Durans, o Jair, de 39 anos, no bairro do São Bernardo.

No momento da abordagem, Jaivan Martins estava em uma lanchonete, na companhia da namorada. Ele foi conduzido para a sede da Seic, no Bairro de Fátima, onde prestou esclarecimento. Ainda de acordo com as informações do delegado, esse criminoso havia conseguido fugir da operação Colombo, desenvolvida este ano no interior do estado. Ele ainda chegou a trocar tiros com os policiais.

Também nesse dia, policiais militares prenderam, no povoado Zé Pedro, em Bacabeira, outros suspeitos de furto de combustível e associação criminosa, identificados como Samuel Carvalho Soares, de 24 anos; Alex Souza Borges, de 28 anos; Pedro José Pereira Costa, de 21 anos; Josinaldo dos Santos da Cruz Nunes, de 38 anos; Carlos Augusto Azevedo Correa, de 38 anos, e Luiz Augusto Correa de Andrade, de 22 anos.

O major Zadock Góis Júnior, da Polícia Militar, informou que a polícia recebeu uma denuncia na noite do dia 1º deste mês, de que havia pessoas furtando combustível de um dos vagões de um trem, que estava parado em um trecho da estrada de ferro, em Bacabeira. Os assaltantes, ao observarem a presença dos militares, tentaram fugir, mas acabaram presos e conduzidos para a delegacia da cidade. Os detidos declaram aos militares que pretendiam vender o produto a pescadores da capital.

Esquema criminoso
Thiago Barros informou que a polícia, ainda no ano passado, constatou que existia um intenso comércio ilegal e adulteração de combustível no povoado Colombo, em Itapecuru-Mirim. Durante a investigação, a polícia encontrou pelo menos sete pontos de venda de combustível, a preço abaixo do mercado, mas sem comprovação de origem e acondicionada fora das normas do padrão. A origem do produto seria de furto de trens e de desvios feito por caminhoneiros.

A polícia solicitou ao Poder Judiciário os mandados de prisão e durante a primeira etapa da operação Colombo, que ocorreu na segunda quinzena do mês passado, prendeu Kennedy Araújo Soares, João Batista Silva Santos, Francisco Nem da Silva, Ademilton Borges de Sousa, Jaciel Coelho Mota, Antônio Ramos da Silva, José Aldo Rodrigues Santana, Romário Licar Freire, Hailson Ribeiro de Lemos, Ednaldo de Jesus Mendonça, Gheckson Ferreira dos Santos e Tatiana Lisboa Gama.

Todos foram autuados pelos crimes de furto qualificado, compra, distribuição e venda ilegal de combustível, além de formação de quadrilha. O grupo foi levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. l

Números

34.762,44 kg

De alimentos e 53.206 litros de combustível roubados já foram recuperados, além de cinco veículos apreendidos durante as operações realizadas pela Polícia Civil no interior do estado este ano

16

É o número de pessoas suspeitas de roubo a cargas no estado presas este ano pela polícia; no ano passado foram 14, segundo dados do Departamento de Combate ao Roubo de Carga, da Seic

Saiba mais

Roubo de carga no estado

Rota dos assaltos: Região Tocantina e as cidades de Chapadinha, Itapecuru-Mirim, Presidente Dutra e Barra do Corda

Produtos alvo dos criminosos: cargas de secos e molhados, combustível, fertilizantes e cigarros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.