Judiciário

Sistema do TJMA concorre ao Prêmio Innovare 2017

Ferramenta digital que agiliza trâmites judiciais e administrativos foi apresentada na manhã de ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - O Sistema da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão (SisUMF) – que viabiliza eletronicamente a efetividade de políticas públicas voltadas ao sistema de Justiça Criminal – está concorrendo ao 14° Prêmio Innovare. A ferramenta digital foi apresentada às advogadas Rebeca Almeida e Juliana Silva, representantes da Comissão Regional do Innovare, na manhã de ontem pelo coordenador executivo da UMF, Ariston Apoliano.

Na edição deste ano, o Prêmio Innovare vai destacar uma prática relacionada ao sistema carcerário brasileiro. Os premiados serão conhecidos em dezembro, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em funcionamento desde julho de 2014, o SisUMF é uma ferramenta digital de interface simples, que agiliza trâmites judiciais e administrativos, utilizado por egressos do sistema prisional, familiares e outros operadores do sistema carcerário, como advogados e defensores públicos, para cadastro e consulta de solicitações através de formulário eletrônico.

Os interessados cadastram pedidos para emissão de documentos; inclusão de apenados em cursos de qualificação; inspeções; vagas de trabalho no Programa Começar de Novo; regularização de guias, entre outros. Desde a implantação, já foram cadastrados 4294 pedidos através do SisUMF, sendo 1780 no primeiro semestre deste ano.

O acesso ao SisUMF pode ser feito pela página eletrônica do TJMA ou pelo hotsite da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Poder Judiciário (site.tjma.jus.br/umf), lançado nesta quarta-feira (21) durante sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça.

De acordo com o coordenador executivo da UMF, Ariston Apoliano, o SisUMF fortalece o trabalho em rede entre os operadores do sistema carcerário, democratizando e facilitando o acesso à Justiça. “A participação no Prêmio Innovare mostra a importância desta ferramenta, que facilita a garantia dos direitos dentro do sistema prisional do Estado”, avaliou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.