Ensino

Número de matrículas no ensino fundamental e médio reduziu-se em SL

Maior redução ocorreu no ensino fundamental, onde registrou-se uma queda de 9,2% na quantidade de matrículas; no ensino médio, queda foi de 7,6%; condição socioeconômica é principal fator responsável

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Houve uma redução na quantidade de matrículas no ensino fundamental e médio na rede pública de São Luís entre os anos de 2012 e 2015. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram uma redução de 9,2% e 7,6% no fundamental e médio, respectivamente. A condição socioeconômica das famílias é o principal fator responsável pela redução.

Os dados constam na publicação “Cidades do IBGE”, que traz um raio-x da situação de um determinado município, abordando aspectos relacionados a trabalho e renda; economia; educação; saúde; território e ambiente; entre outros.

Diminuição
De acordo com o estudo, no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), que é de responsabilidade do município, foram registradas 156.879 matrículas no ano de 2012. Já no ano de 2015, esse quantitativo caiu para 142.310, o que representou uma diminuição de 9,2%, ou seja, 14.569 matrículas a menos.

Essa situação se reflete até hoje. Na Unidade de Educação Básica (UEB) Rosália Freire, localizada às margens da Avenida dos Portugueses, no bairro da Vila Isabel, o ano letivo ainda não começou, pois a escola passaria por uma reforma que nunca foi iniciada.

Sem ter outras opções, os pais dos estudantes tiveram de matricular os filhos em outras escolas, com receio de que eles perdessem o ano letivo. Situação semelhante pode ser observada em outras unidades de ensino da rede municipal, principalmente aquelas localizadas na zona rural da cidade, onde a falta de assistência do poder público municipal é mais evidente.

A diminuição na quantidade de matriculas também pode ser observada no ensino médio, por sua vez de responsabilidade do Governo do Estado. De acordo com o IBGE, no ano de 2012 foram registradas 57.127 matrículas nas escolas da cidade. Três anos depois, no ano de 2015, a quantidade de matrículas teve uma redução de 7,6%, passando para 52.739, uma diminuição de 4.388 matrículas.

Causas
De acordo com Janicelma Fernandes de Sousa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de São Luís, um dos motivos para essa situação é o aumento da população em idade escolar que as escolas não foram suficientes para suprir a demanda. “Se for comparar o número de escolas construídas nos últimos anos em São Luís, não acompanha a velocidade com que as crianças atingem a idade escolar”, disse.

Contudo, um dos principais fatores que contribuem para essa situação é a condição socioeconômica das famílias, que muitas vezes preferem que os seus filhos trabalhem, e assim aumentem a renda familiar, do que estar nas salas de aulas.

“As famílias muitas vezes tiram as crianças das escolas para o trabalho infantil e isso também causa a redução na quantidade de matrículas. Por essa razão é necessário conscientizar as famílias sobre a importância de levar os filhos para as escolas e fazer com que eles permaneçam”, destacou Janicelma Fernandes, que chamou atenção também para a importância da implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dessas famílias que na maioria das vezes são de baixa renda.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, em nota, que, com relação aos dados do IBGE, a efetivação da matrícula na Rede Estadual acompanha a oscilação que ocorre nacionalmente. Frisou ainda que, no último biênio, a rede estadual reduziu as taxas de reprovação e abandono escolar e, consequentemente, aumentou a de aprovação, elevando o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estadual. Mencionou, ainda, que índice estava estagnado na nota 3,0 de 2009 para 2011, registrou queda para 2,8 de 2011 para 2013, e voltou a subir de 2,8 para 3,1 de 2013 para 2015.

SAIBA MAIS

Maior evasão escolar

O Maranhão está entre os oito estados brasileiros onde mais foi registrada evasão escolar nas três séries do Ensino Médio. Os dados constam em uma pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e levam em consideração informações presentes no Censo Escolar 2014 / 2015. De acordo com o levantamento, 13% dos alunos matriculados nas três séries do Ensino Médio no Maranhão, da rede pública de ensino, abandonaram os estudos sem concluí-los. Ainda de acordo com os dados, o maior percentual de evasão está na 2ª série do ensino médio com uma taxa de 15,1%, seguido pela 1ª série, com uma taxa de 14,5%, e a 3ª série, com uma taxa de 8,3%. Em todo o país, os dados revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram-se da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%. Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.

Números

Ensino Médio
57.127
matrículas em 2012
52739 matrículas em 2015
Ensino Fundamental
156.879 matrículas em 2012
142.310 matrículas em 2015

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.