Conselho de Ética

João Alberto arquiva representação contra Aécio Neves

Peemedebista destacou, em decisão, que não poderia aceitar representação baseada em recortes de jornais

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Senador João Alberto arquivou representação contra Aécio Neves
Senador João Alberto arquivou representação contra Aécio Neves (João Alberto)

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador João Alberto (PMDB), arquivou hoje representação que pedia a cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A representação era assinada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelos deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Ivan Valente (PSOL-SP).

Aécio foi alvo de representação por quebra de decoro parlamentar há pouco mais de duas semanas. O documento baseou-se na abertura de inquérito contra o tucano no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de recebimento propina e obstrução de Justiça.

Ao analisar a peça, como mostrou o blog do jornalista Gilberto Léda em primeira mão, João Alberto destacou que não aceitaria uma denúncia baseada apenas em recortes de jornais e revistas.

O senador ainda não se posicionou à imprensa sobre o arquivamento.

Com a decisão, Rede e PSOL agora podem recorrer ao plenário do próprio Conselho de Ética e tentar novo julgamento. Para isso, eles precisam das assinaturas de pelo menos cinco dos 15 conselheiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.