Constatações

Estudo aponta deficiências na saúde e qualidade de vida em SL

Dados foram apresentados na tarde de ontem, em evento promovido pelo Movimento Nossa São Luís, entidade que analisa indicadores sociais na cidade

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
São Luís está na 15ª posição quando o assunto é qualidade de vida
São Luís está na 15ª posição quando o assunto é qualidade de vida (índices)

A saúde e os indicadores de qualidade de vida de São Luís foram avaliados após estudo, apresentado na tarde de ontem, em evento promovido pelo Movimento Nossa São Luís (no Sebrae Jaracati), entidade ligada ao Instituto de Cidadania do Empresarial do Maranhão (ICE) que atua na área de responsabilidade social. O cenário mais preocupante está no setor de mortalidade infantil neonatal precoce (antes de sete dias completos de vida) em que, segundo a pesquisa, a cidade apresenta os piores índices do país.

Além de avaliar o tratamento dado pelo poder público às crianças que necessitam de assistência clínica, a pesquisa (que avaliou outros segmentos, como trânsito e desenvolvimento urbano) também constatou que - considerando apenas a mortalidade infantil (ocorrida no primeiro ano de vida) - a capital maranhense apresenta o terceiro percentual negativo, com 17,11 mortes a cada mil nascimentos. A cidade de São Luís, nesta estatística, somente supera as cidades de Aracaju (SE) e Macapá (AP).

Considerando a mortalidade infantil até os cinco anos de vida, São Luís é a segunda capital com pior média (com 19,90 mortes a cada mil nascimento). A cidade, neste cenário, superou apenas a cidade de Macapá (AP). “A pesquisa, que está catalogada no chamado caderno de indicadores sociais deste ano, faz um retrato da cidade em todos os seus aspectos e também de forma territorial”, disse a gestora do ICE, Uildinora Salgado.

Já em qualidade de vida, a capital maranhense ocupa, ainda de acordo com a pesquisa do Movimento Nossa São Luís, apenas o 15º lugar. Segundo o relatório, a cidade possui taxa de 0,768 no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) - que mede o grau de desenvolvimento econômico e as condições dadas à população de acesso a serviços como saúde e educação. Neste aspecto, a cidade supera apenas outras capitais como, por exemplo, João Pessoa (0,763); Natal (0,763); Macapá (0,733); Rio Branco (0,727) e Maceió (0,721), sendo esta última a que possui o pior índice de qualidade de vida entre as capitais.

Outros dados
Ainda de acordo com o Movimento Nossa São Luís, há dados negativos em outros setores, como saneamento básico, por exemplo. Segundo a entidade, a capital do Maranhão está entre as três cidades com piores indicadores em desperdício de água. De acordo com a pesquisa, 66,2% da perda de líquido ainda ocorre nas tubulações que, em sua maioria, estão sendo usadas mesmo além de seus tempos de vida útil.

Ainda segundo a pesquisa, apenas 14% do esgoto de São Luís foi devidamente tratado em 2015, apesar dos argumentos contrários feitos pelo Governo do Maranhão, que anunciou, de forma recorrente, melhorias feitas no tratamento de resíduos na cidade.

Roubos
Outro dado preocupante e divulgado pelo Movimento Nossa São Luís está relacionado ao número de roubos de veículos na capital maranhense. De acordo com a pesquisa, a cidade registrou, de 2013 a 2015, um crescimento de 195% na taxa deste tipo de crime. Segundo o relatório, enquanto em 2013 foram registrados 1.037 crimes desta natureza, dois anos depois foram contabilizados 2.024 crimes deste tipo.

Apesar destes resultados, em contrapartida, autoridades ligadas à segurança pública apontam que são tomadas diariamente medidas para evitar esta prática delituosa. Além disso, a Polícia Civil do Maranhão aponta os resultados, considerados positivos, de recuperação de veículos roubados ou furtados na cidade.

Sobre os dados acerca da saúde e qualidade de vida, até o fechamento desta edição a Prefeitura de São Luís não se manifestou.

Outro lado
A Prefeitura informou que vai analisar os dados e só depois vai emitir parecer sobre o assunto.

SAIBA MAIS

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH serve para aferir em quanto os possíveis benefícios sociais promovidos pelo poder público interferem na vida do (a) cidadão (ã). O relatório anual da IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Números

Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais

Florianópolis (SC) – 0,847
Vitória (ES) – 0,845
Brasília (DF) – 0,824
Curitiba (PR) – 0,823
Belo Horizonte (MG) – 0,81
São Paulo (SP) – 0,805
Porto Alegre (RS) – 0,805
Rio de Janeiro (RJ) – 0,799
Goiânia (GO) – 0,799
Palmas (TO) – 0,788
Cuiabá (MT) – 0,785
Campo Grande (MS) – 0,784
Recife (PE) – 0,772
Aracaju (SE) – 0,77
São Luís (MA) – 0,768
João Pessoa (PB) – 0,763
Natal (RN) – 0,763
Salvador (BA) – 0,759
Fortaleza (CE) – 0,754
Boa Vista (RR) – 0,752
Teresina (PI) – 0,751
Belém (PA) – 0,746
Manaus (AM) – 0,737
Porto Velho (RO) – 0,736
Macapá (AP) – 0,733
Rio Branco (AC) – 0,727
Maceió (AL) – 0,721

Fonte: Movimento Nossa São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.