Alerta

Fumaça dos fogos juninos pode causar ou agravar problemas

Problemas respiratórios como asma, rinite ou ainda intoxicação podem aparecer com inalação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Bombinhas e fogos são brincadeiras comuns nesta época do ano
Bombinhas e fogos são brincadeiras comuns nesta época do ano (fogos são joao h)

Nada mais comum do que o cheiro típico das bombinhas que estalam nos arraiais espalhados pelo Brasil, em especial, no Nordeste brasileiro, quando chega o período junino. Principalmente, as crianças se divertem bastante, mas é preciso que se tome alguns cuidados, porque a inalação de fumaça pode causar danos à saúde pulmonar.

O alergologista Sidney Souteban, do Hapvida Saúde, explica que a fumaça é o resultado de uma mistura de gases nocivos à saúde. “Mesmo em curto período de tempo, inalar fumaça pode causar efeitos imediatos, chamados de agudos, como a irritação dos olhos, do nariz e da garganta”, esclarece.

O especialista também lembra que, dependendo do que esteja sendo queimado, da distância em que a pessoa esteja e do tempo de inalação, a fumaça pode desencadear alergias como asma, rinite ou até mesmo um quadro de intoxicação. “Tudo isso se desencadeia a partir dos gases tóxicos, como o monóxido de carbono e o cianeto, que são liberados nesse processo”, explica.

Emergência

Oferecer oxigênio deve ser sempre a primeira e mais imediata medida tomada quando se está em um processo de intoxicação por gases, como o monóxido de carbono. O procedimento inclui encaminhar a pessoa a um atendimento médico de emergência.

“Inalar o monóxido de carbono diminui o suprimento de oxigênio do corpo, que pode causar dores de cabeça, reduzir o estado de alerta e agravar uma condição cardíaca conhecida como angina, caracterizada por dor no peito decorrente da doença cardíaca isquêmica”, indica o médico. Outra dica em caso de não haver atendimento médico no local é levar o paciente intoxicado a um local aberto e arejado.

Quem já sofre com doenças respiratórias preexistentes tendem a adquirir mais facilmente outros problemas respiratórios e, exatamente por isso, devem evitar o contato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.