Autominune

Diagnóstico de esclerose múltipla é mais comum em mulheres economicamente ativas

Primeiros sintomas da doença aparecem entre os 20 e 40 anos; porém, ainda falta informação para identificá-los

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Distúrbios sensoriais como sentir dormência são sintomas da doença
Distúrbios sensoriais como sentir dormência são sintomas da doença (esclerose sintomas h)

RIO - A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, autominune, degenerativa e sem cura, que afeta o sistema nervoso central e atinge cerca de 35 mil pessoas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM). Entre os diagnosticados, três em cada quatro são mulheres. O mais preocupante é que quando se fala sobre doenças predominantes na população feminina, a incidência da esclerose múltipla é pouco abordada.

As primeiras manifestações acontecem na fase em que a mulher está mais ativa e produtiva, entre os 20 e 40 anos. O grande desafio é diagnosticar precocemente este distúrbio neurológico, já que os sintomas são pouco específicos.

A esclerose múltipla se apresenta sob duas formas, a mais predominante, a remitente recorrente, ocorrendo em torno de 70 a 80% dos casos, caracteriza-se por exacerbações seguidas por melhora parcial ou total dos sintomas. A outra forma, menos prevalente, porém tão ou igualmente devastadora, é a forma progressiva, onde o paciente não apresenta surtos, mas uma progressão constante ao longo do tempo.

Apesar da esclerose múltipla ser uma doença degenerativa e sem cura, é possível controlar a doença e, até mesmo, diminuir sua progressão. “Há esperança para o paciente viver normalmente, mesmo após o diagnóstico, com direito à viagens, carreira, gravidez e amamentação, por exemplo, por isto a necessidade de um diagnóstico precoce e adequado tratamento”, reforça o especialista.

Estudos

O motivo da doença atingir às mulheres com mais frequência, vem sendo analisado há anos. Estudos baseados nos sintomas relatados por mulheres durante o período menstrual, gravidez e menopausa evidenciaram que os hormônios sexuais têm relação com a doença. Além disso, pesquisadores mostraram que as mulheres apresentam menos vitamina D do que os homens, o que explicaria a incidência aumentada nessa população.

Para Fernando Figueira, chefe da neurologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro, ainda faltam argumentos científicos que expliquem os altos números entre as mulheres, mas a grande preocupação ainda está na detecção da doença. “Quando os primeiros sintomas aparecem, muitos pacientes confundem com estresse e indisposição. No caso das mulheres, a hipótese são as oscilações hormonais, o que dificulta o diagnóstico e o início do tratamento”, explica.

Mais

Alguns dos sintomas mais comuns da doença são confundidos facilmente, por isso, eles podem e devem ser investigados. São eles:

Dificuldades motoras - Uma das manifestações mais comuns é a dificuldade motora, que vai desde a dificuldade em fazer movimentos rápidos, problemas de coordenação e até fadigas musculares. Muitos portadores chegam a ter as extremidades, como braço ou pernas, totalmente paralisadas.

Alterações sensoriais - Os distúrbios sensoriais como sentir dormência ou sensações de aperto, podem ser confundidos com estresse ou ainda com uma lesão muscular decorrente de exercício físico ou mau jeito dado ao longo do dia.

Visão turva - As alterações no nervo óptico, o responsável por encaminhar a informação visual para o cérebro, também podem ser ocasionadas pela esclerose múltipla e provocar diversos sintomas no paciente como visão turva, ponto cego, até dores nos olhos e perda da visão por um curto período.

Incontinência urinária - Quando a esclerose múltipla afeta a comunicação da bexiga com o cérebro, é comum que o portador não sinta vontade de ir ao banheiro e acabe com um quadro de incontinência urinária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.