Vistoria

UTIs de Imperatriz são alvo de inspeção

Foram encontradas situações mais graves nos hospitais Municipal e Municipal Infantil da cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Faltam leitos, equipamentos e exames em UTI infantil
Faltam leitos, equipamentos e exames em UTI infantil (HMI )

IMPERATRIZ - O promotor de Justiça titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Saúde de Imperatriz, Newton de Barros Bello Neto, realizou, nos dias 2 e 7 deste mês, inspeções em todos os leitos de UTI das redes pública e privada da cidade. Com base na verificação, o Ministério Público encaminhou Recomendações ao Município de Imperatriz e Estado do Maranhão.

Nos hospitais Municipal de Imperatriz e Municipal Infantil foram encontradas as situações mais graves. Dos 10 leitos da UTI infantil, cinco não estão em funcionamento por falta de respiradores, bombas de infusão, monitores, oxímetros e outros equipamentos. Também não estão sendo realizados exames de ecocardiograma.

Entre os leitos de UTI adulto, de 20, seis não estão em funcionamento, por falta de equipamentos indispensáveis. O promotor foi informado que não há prazo para a regularização.

Com base na vistoria, o Ministério Público recomendou ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde de Imperatriz que tomem medidas imediatas para solucionar as irregularidades e sejam colocados em funcionamento todos os leitos de UTI. Foi dado prazo de 15 dias para que o Município apresente informações e documentos sobre as providências .

Leitos ociosos
No Hospital das Clínicas, que tem convênio com o Governo do Estado para que cinco leitos de UTI sejam utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quatro leitos estavam ocupados por pacientes particulares e dois por pacientes do serviço público, existindo três ociosos.

Ao mesmo tempo, a Central de Regulação apontava a existência de 17 pacientes na fila por um leito de UTI. De acordo com o hospital, no entanto, nenhum pedido de internação havia sido recebido até o momento da inspeção. Foi recomendado ao diretor da unidade de saúde que seja observado o estrito cumprimento do contrato celebrado com o Estado do Maranhão, garantindo a ocupação dos leitos acordados por pacientes do Sistema Único de Saúde. Foi solicitada ainda a lista dos pacientes internados pelo SUS no período de janeiro a maio de 2017.

Ao Estado do Maranhão, foi recomendado que propicie mecanismos de fiscalização dos contratos firmados com hospitais privados em Imperatriz para a utilização de leitos de UTI e requisitadas cópias dos contratos em vigência, no prazo de 15 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.