Destruição

Polícia incinera em São Luís 4 toneladas de entorpecentes

Drogas foram apreendidas por agentes da Senarc e de outras delegacias em operações realizadas em São Luís e no interior do estado; maconha, crack, cocaína, loló e Ecstasy foram destruídos por autorização da Justiça

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Policiais acompanham a incineração de droga em forno de uma empresa de cerâmica em São Luís
Policiais acompanham a incineração de droga em forno de uma empresa de cerâmica em São Luís (Polícia incinera em São Luís 4 toneladas de entorpecentes)

SÃO LUÍS - Cerca de 4 toneladas de entorpecentes, a maioria maconha, foram incineradas ontem em São Luís pela Polícia Civil. Os produtos foram apreendidos pela Superintendência Estadual de Combate ao Narcotráfico (Senarc) durante operações realizadas na Ilha e no interior do estado. A queima aconteceu em fornalhas de uma empresa de cerâmica, no bairro Maracanã, na capital. O transporte da droga foi feito em caminhão, com a cobertura de seis viaturas. Para as autoridades policiais, essa atividade está sendo considerada a maior incineração de drogas realizada nos últimos anos em São Luís.

Os entorpecentes incinerados foram apreendidos por agentes da Senarc e de outras delegacias entre os anos de 2016 e 2017. Também foi incluída no processo de incineração droga sintética como loló e Ecstasy. Segundo a polícia, o material apreendido resultou um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões para o narcotráfico.

A incineração aconteceu em decorrência de autorizações judiciais concedidas pelas varas de entorpecentes da capital e comarcas do interior do Estado e contou com a participação do Grupo de Resposta Tática (GRT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic); de representantes do Ministério Público (MP); e da Vigilância Sanitária.

“Essa foi a maior incineração de drogas já feita no Maranhão. A última aconteceu no dia 23 de setembro de 2016, com a incineração de 2,3 toneladas de drogas”, disse o delegado Carlos Alessandro Rodrigues, titular da Senarc.

Apreensão
Este ano, a superintendência apreendeu aproximadamente 3 toneladas de drogas. A última grande apreensão em São Luís ocorreu no dia 15 deste mês, com 300 kg de maconha, durante uma operação realizada município de Raposa.

Os policiais fizeram uma barreira na MA-203, rodovia que liga a capital maranhense ao município de Raposa, nas proximidades do bairro Pirâmide. Foi dada a ordem de parada para um veículo modelo Corsa, mas o seu condutor não obedeceu à ordem da polícia. Iniciou-se, então, a perseguição.

Os traficantes que estavam no carro foram alcançados na Avenida dos Holandeses. Tratava-se de Carlos César Rabelo Serra, de 33 anos, e Joarbson Silva Cutrim, de 28 anos. Ao fazer a inspeção no automóvel, os policiais encontraram 50 kg de maconha prensada divididos em vários tabletes.

Em seguida, os policiais prenderam Paulo Roberto dos Reis dos Santos, de 24 anos, e João Fernando Nascimento dos Santos, de 31 anos, em uma residência na Rua São João, no bairro Vila Nova. Lá, os policiais encontraram 250 kg de maconha, além de dinheiro, balança de precisão e outros objetos.

De acordo com o levantamento feito pela Senarc, de janeiro a junho deste ano cerca de 3 toneladas de drogas foram apreendidas pela superintendências em suas operações. Os dados da superintendência mostram ainda que foram apreendidas este ano 34 armas; cumpridos 37 mandados, sendo 15 de prisão e 22 de busca e apreensão; com 102 pessoas presas. l

Números

R$ 10 milhões

Seria o prejuízo, segundo a polícia, que o narcotráfico teve com a apreensão de cerca de 4 toneladas de drogas que foram incineradas ontem em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.