Crise

Discussão no Plenário provoca mal estar e encurtamento de sessões

Eduardo Braide e Rogério Cafeteira trocaram acusações na segunda-feira; depois disso, o clima ficou pesado no legislativo, que tem encerrado as sessões mais cedo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Clima de mal estar se instalou após discussão de deputados
Clima de mal estar se instalou após discussão de deputados (Assembleia Legislativa)

A forte discussão entre os deputados Rogério Cafeteira (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, e Eduardo Braide (PMN), na última segunda-feira, provocou mal estar e encurtamento das sessões no legislativo estadual e desgaste ao Executivo.

Os parlamentares discutiram após Wellington do Curso (PP), autor do requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, confrontar Rogério Cafeteira e listar, um a um, os membros de outra CPI, criada em 2015, para investigar supostos desvios no setor.

Cafeteira classificou Wellington de midiático, cobrou respeito no Plenário e minimizou a iniciativa do pepista. Foi quando Eduardo Braide ocupou a tribuna para repreender o socialista.

Braide pediu calma a Rogério Cafeteira e apontou ataques pessoais do colega em ocasiões em que o Governo é alvo de críticas.

“A melhor coisa que o deputado Rogério pode fazer é se acalmar. Toda vez que é para se discutir um tema do Governo, o deputado Rogério Cafeteira parte para os ataques pessoais. Isso demonstra nada mais do que a falta de argumentos para discutir as questões de Governo. E nesse ponto, eu quero dizer que todo governo tem o líder que merece. E acho que vossa excelência é bem a cara do Governo Flávio Dino”, disse.

Irritado, Cafeteira rebateu as declarações de Braide, fazendo alusão a uma suposta investigação contra o oposicionista.

“Vossa excelência quer agora dizer até o que eu devo responder, eu não sou depoente, deputado. E inclusive quando eu vou à Polícia Federal é para ver passaporte, eu não investigado, eu não nada”, provocou.

Foi o que motivou a tréplica de Eduardo Braide, que sugeriu relação do líder do Governo com agiota alvo da Justiça Estadual.

“Agora já que vossa excelência está falando de investigação e aí convenhamos e eu não queria tocar nesse assunto, mas vossa excelência me força a tocar nesse assunto. Se o Governo que vossa excelência faz parte for tão sério, a operação que tem que prender o agiota com nome de banana, vossa excelência tem que ser um dos primeiros a ser ouvido, porque falando em gabinete, quem vivia visitando o seu gabinete aqui era esse agiota. Suba à tribuna e explique qual é a relação que vossa excelência tinha em relação ao agiota”, rebateu.

Depois das fortes acusações, os deputados continuaram com a discussão no Plenário, o que forçou o presidente em exercício da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), encerrar a sessão.

Desgaste – Além do mal estar na Assembleia Legislativo e do encerramento precoce das sessões – a de ontem também encerrou cedo -, a discussão entre o líder do Governo e o oposicionista provocou desgaste ao Poder Executivo, que nos bastidores tenta barrar a instalação da CPI da Saúde.

Apesar das críticas na sessão de ontem ao setor de Segurança Pública, por exemplo, nenhum membro da base governista saiu em defesa da gestão comunista.

É o governador Flávio Dino quem pede para vossa excelência [Rogério Cafeteira] atacar pessoalmente os deputados?Eduardo Braide, deputado estadual pelo PMN

Saiba Mais

Estratégia

Após aumentarem as críticas ao Governo do Maranhão por uma suposta articulação do Palácio dos Leões para neutralizar a instalação da CPI da Saúde na Assembleia Legislativa, o líder do Executivo na Casa, deputado Rogério Cafeteira (PSB), afirmou que o governador Flávio Dino (PCdoB) não vai se envolver no tema. Apesar disso, Cafeteira fez uma ressalva contrária à instalação do colegiado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.