Aumento

Aumenta em 83,5% casos de roubo de veículos em São Luís

Dados estão presentes no Caderno Indicadores Sociais de São Luís, do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)

Leandro Santos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

SÃO LUÍS - Houve um aumento de 83,5% na quantidade de roubo de veículos em São Luís. Esse é um dos dados que consta no Caderno Indicadores Sociais de São Luís, publicação essa produzida pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA) e que será divulgada nesta quinta-feira, dia 22.

De acordo com a publicação, em 2013 foram registrados 852 roubos de veículos na capital maranhense. Dois anos depois, já no ano de 2015, os dados mostram que foram registrados 1.564 casos dessa natureza, o que representa um aumento de 83,5%.

Os dados foram produzidos levando em consideração as estatísticas presentes no anuário produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A capital maranhense aparece na 12ª posição entre as capitais que mais registraram roubos de veículos ao longo desses três anos.

No ano passado, o Maranhão foi o segundo estado do país em furto e roubo de veículos, perdendo apenas para Goiás. Na época, a cada 1h23 minutos, um carro era tomado de assalto no ano passado no estado maranhense. Os dados mostraram que Maranhão teve um aumento de 14,3% no número de roubos de veículos em 2015, em relação a 2014.

O Governo do Estado foi procurado pela reportagem para se posicionar a respeito das ações que estão sendo desenvolvidas pela polícia civil para diminuir a quantidade de roubo de veículos na capital maranhense, mas até o fechamento desta edição nenhuma resposta foi obtida.

Saiba mais

Métodos para arrombar veículos

Além de cometerem ações mais ousadas, bandidos estão inventando novas artimanhas para roubar ou furtar veículos. Entre as práticas cada vez mais comuns em São Luís, estão o uso de chave micha, ferramenta para arrombar fechaduras, e a desativação dos alarmes. Para isso, os criminosos utilizam pedras cobertas com tecidos que são usadas para danificar os sensores. Com isso, o sistema de alarme não dispara quando o veículo é aberto.

Número

852

carros foram roubados em São Luís em 2013, mas em 2015, subiu para 1.564 veículos, com um aumento de 83,5%, segundo dados divulgados no Caderno Indicadores Sociais de São Luís, produzido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.