Eleição

Partido de Macron vence na França

Partido do presidente, a República em Marcha, ocupará 355 cadeiras na Assembleia Nacional

G1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

PARIS - Confirmando as previsões, o novo partido A República em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, foi o grande vendedor das eleições legislativas francesas, ontem, com 355 lugares dos 577 que compõem a Assembleia Nacional da França.

O conservador Os Republicanos foi o segundo mais votado com cerca de 125 cadeiras. O partido Socialista ficou com 49 cadeiras, seguido pelo de extrema direita Frente Nacional, da ex-candidata a presidência da França Marine Le Pen, com apenas 8 cadeiras.

Le Pen foi uma das deputadas eleitas de seu partido, segundo a AFP. No entanto, ela perdeu dois grandes aliados do partido que não conseguiram se eleger: Florian Philippot e Gilbert Collard, de acordo com a Reuters.

Os cerca de 47 milhões de eleitores convocados para o segundo turno da eleição legislativa francesa não se mobilizaram para o pleito. Menos da metade foi às urnas neste domingo, segundo o jornal "Le Monde". O levantamento divulgado por volta das 17h (no horário local) mostra que 35,33% compareceram às urnas, enquanto na semana passada 40,75% dos eleitores votaram.

As eleições acontecem novamente em meio a um forte esquema de segurança, com 50 mil agentes destacados em todo o país, já que a França permanece em estado de emergência desde a onda de atentados ao país de 2015.

Oposição
O coordenador da campanha do partido de direita Os Republicanos, François Baroin, se declarou, ontem, como "principal força opositora" ao presidentre Macron e anunciou uma "oposição firme" a suas políticas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.