Domingo

Feirinha São Luís leva público à Praça Benedito Leite

A feirinha é uma alternativa não apenas de negócios, mas também de lazer, trocas culturais e exposição do folclore e culinária local aos turistas que frequentam o Centro Histórico de São Luís.

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Produtores venderam frutas, verduras e legumes a preços competitivos
Produtores venderam frutas, verduras e legumes a preços competitivos (feirinha são luis h)

Um local onde se pode encontrar artesanato maranhense, frutas, legumes e verduras, provar as comidas típicas do Maranhão e ainda aproveitar um pouco das manifestações do folclore do estado. E tudo em pleno Centro Histórico de São Luís. Esta é a proposta da Feirinha São Luís, uma iniciativa da prefeitura para movimentar a área e incentivar os pequenos produtores. O evento, que acontece sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite, teve a sua segunda edição neste fim semana.

A feirinha é uma alternativa não apenas de negócios, mas também de lazer, trocas culturais e exposição do folclore e culinária local aos turistas que frequentam o Centro Histórico de São Luís. Ela acontece na Praça Bendito Leite porque o objetivo da Prefeitura de São Luís é revitalizar o espaço da praça.­

Ontem, a feirinha teve sua segunda edição e já dá sinais de que a população abraçou o projeto. A dona de casa Graça Matos mora no Olho d’Água e ontem foi até a Benedito Leite comprar frutas, verduras e legumes. Ela soube da ferinha por uma amiga que esteve na primeira edição. “Minha amiga veio no outro domingo e me falou sobre. Eu vim conhecer e gostei bastante porque a gente é bem atendido, tem uma diversidade boa de produtos. Espero que aconteça sempre”, disse.

Feira

Participam da feirinha 11 polos que comercializam produtos diversos a preços competitivos distribuídos em 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks. São expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado.

A edição de ontem teve como um dos destaques a Barraca do Chef, que dá espaço a nomes reconhecidos da culinária maranhense e apresenta ao público pratos diferenciados, tradicionais e novidades. Quem comandou o espaço foi o chef Luciano Rosa, do Supermercado Mateus.

Para agradar ao paladar do público, ele levou para a feirinha pratos típicos do período junino, como torta de camarão, arroz de cuxá e Maria Isabel, bolos de macaxeira e tapioca e mingau de milho com amendoim. A proposta é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca maranhense.

Cultura

Quem foi até a feirinha ontem também pode conferir uma apresentação do grupo de dança Cacuriá Assacana, Banda da Guarda Municipal, o Boi Pirilampo, Grupo Lamparina e Boi Encanto da Ilha.

O secretário municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), Ivaldo Rodrigues, destacou que a segunda edição do evento superou a primeira realizada dia 11 deste mês. “A nossa ideia é ampliar a feira para podermos receber mais pessoas e termos mais produtos para serem comercializados. Hoje, já notamos que temos mais frequentadores que no primeiro domingo”, afirmou.

Ainda segundo Ivaldo Rodrigues, a feirinha será realizada todos os domingos, efetivando o evento no calendário da cidade e da Praça Benedito Leite um novo ponto a ser frequentado com mais afinco pela população. “Queremos valorizar também a arquitetura do Centro Histórico, por isso, iremos efetivar a feirinha aqui na praça para que as pessoas passem a frequentá-la mais, fortalecendo o pequeno agricultor, o turismo e a cultura local”, disse.

MAIS

Além da Semapa, a feirinha é realizada com apoio do Banco do Nordeste, Governo do Estado, Sebrae e Associação Comercial do Maranhão (ACM), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Academia Maranhense de Letras (AML), Associação dos Moradores do Centro, Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Iphan, Arquidiocese de São Luís e o Sindicado dos Trabalhadores Rurais de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.