São João

Diversidade de atrações embala arraiais no fim de semana

Espaços como o Arraial da Ilha, Pertinho de Você e da Pça. Maria Aragão apresentam grupos típicos, incluindo bois, tambores de crioula e cacuriás

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Arraial da Ilha, onde dançou o Grupo Baião de Seis, continua recebendo atrações neste fim de semana
Arraial da Ilha, onde dançou o Grupo Baião de Seis, continua recebendo atrações neste fim de semana (Grupo Baião de Seis Arraial da Ilha)

SÃO LUÍS - A programação deste fim de semana nos principais arraiais de São Luís será marcada pela diversidade de atrações. As principais serão apresentadas no Arraial da Ilha, realizada no Shopping da Ilha (em parceria com o portal Imirante.com, que faz a transmissão das exibições em tempo real). Além deste, o Arraial Pertinho de Você, na Cohama, Praça Maria Aragão e Praça Nauro Machado também prometem entreter o público.

No Arraial da Ilha, por exemplo, além da oferta de comidas típicas e de espaços temáticos para a diversão das crianças e adultos, o público também terá a oportunidade de acompanhar, neste sábado (17), a apresentação do Boi Brilho da Ilha, do bairro do Ipase, em São Luís. O grupo deverá subir ao palco montado no espaço de eventos do centro comercial a partir das 19h. A entrada é gratuita.

No domingo (18), a atração será voltada para o público infantil, a partir das 16h, com a apresentação do espetáculo “A Manguda e a Serpente”, do grupo Bumba Cultura. Em seguida, às 18h, se exibirá o Boi da Lua, que levará à programação todo o ritmo do sotaque de orquestra. Na sexta-feira (16), além da Oficina Infantil de Danças Folclóricas Bodytech Academia, se exibiram o Cacuriá Assa Cana e o Boi Brilho da Terra, do bairro da Cohab e que há 24 anos se apresenta nos arraiais de São Luís. Foi a primeira exibição do grupo este ano na programação junina.

A gerente de Marketing do Shopping da Ilha, Elirdes Costa, cita que o diferencial da programação do Arraial da Ilha é o conforto disponibilizado aos brincantes e ao público. “Por ser em um ambiente interno, as pessoas podem lanchar, fazer suas compras e ainda curtir uma parte especial da nossa cultura”, disse.

A programação do Arraial da Ilha prosseguirá até o dia 24 deste mês. No Arraial Pertinho de Você, a programação neste sábado (17) começará às 20h, com o Cacuriá da Cor do Pecado. Em seguida, se apresentará ao público a Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal, a partir das 21h. Às 22h, será a vez do Boi Encanto de São Cristóvão, que levará o sotaque de orquestra à programação. Por fim, às 23h, subirá ao palco o Boi Encanto do Olho d´Água (sotaque de orquestra) e o show da banda Moleca 100 Vergonha, uma das atrações mais aguardadas do festejo junino da cidade.

No domingo (18), a festança no Arraial Pertinho de Você ficará por conta do espetáculo Pão com Ovo, comédia estrelada por César Boaes, Adeílson Santos e Charles Jr (que interpretam Clarisse, Dijé e Zé Maria). A programação ainda prosseguirá com o Boi de Morros (21h), o Boi Lendas e Magias do Centro Histórico (às 22h), que levará o trabalho da comunidade do Desterro para o festejo junino. E ainda o Boi Brilho da Ilha, do Ipase.

Outros arraiais

No Arraial da Praça Maria Aragão, neste sábado (17), as atrações principais serão o Boi Barrica (às 19h), o Boi de Morros (às 20h) e o Boi de Ribamar (a 0h). No domingo (18), a programação terá como destaque o show da cantora Flávia Bittencourt. Na Praça Nauro Machado, há programação prevista apenas por sábado (17), com destaque para o Cacuriá de Dona Teté.

No Arraial do Ipem, no sábado (17), os destaques serão os bois de Axixá, Nina Rodrigues e Maioba. No domingo (18), a diversão fica por conta do boi Pirilampo e Show Bumba Mix Brasil.

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA


Arraial da Ilha

Sábado – Dia 17 de junho

19h – Boi Brilho da Ilha

Domingo – Dia 18 de junho

16h - Espetáculo “A Manguda e a Serpente”, do grupo Bumba Cultura.

18h - Boi da Lua

Arraial Pertinho de Você

Sábado – Dia 17 de junho

20h - Cacuriá da Cor do Pecado

21h – Dança Portuguesa Arte e Beleza de Portugal

22h – Boi Encanto de São Cristóvão (0)

23h – Boi Encanto do Olho D’ Água (o)

0h - Show Moleca 100 Vergonha

Domingo – Dia 18 de junho

20h – Espetáculo Pão com Ovo

21h – Boi de Morros

22h – Boi Lendas e Magias do Centro Histórico

23h – Boi Brilho da Ilha

Arraial da Praça Maria Aragão

Sábado – Dia 17 de junho

19h - Boi Barrica

20h - Boi de Morros

21h - Boi Tremor da Campina

22h - Show Lena Machado

23h - Boi Novilho Branco

0h - Boi de Ribamar

Domingo – Dia 18 de junho

19h - Show Flávia Bittencourt, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e convidados


Arraial da Praça Nauro Machado (Centro Histórico)

Sábado – Dia 17 de junho

19h - Boi de Apolônio

20h - Cacuriá de D. Teté

21h - Boi Upaon Açu

22h - Show César Teixeira

23h - Boi de Santa Fé

Arraial do Ipem

Sábado – Dia 17 de junho

19h - Boi de Axixá

20h – Boi de Nina Rodrigues

21h - Boi da Maioba

22h - Show Encantarias Luís Cláudio

23h - Boi da Pindoba

0h - Boi de Iguaiba

Domingo – Dia 18 de junho

19h - Boi Encantos do Olho d´Água
20h - Boi Brilho da Ilha
21h - Boi Pirilampo
22h - Show Especial

23h – Show Bumba Mix Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.