TECNOLOGIA

Automação ganha espaço no dia a dia de São Luís

Empresas investem em aplicativos para celular para facilitar a vida de clientes e acesso a diversos serviços; em São Luís shoppings já permitem a compra de ingressos de cinema e o pagamento do ticket de estacionamento pelo aparelho

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
No cinema, compra de ingresso é feita em sistema de autoatendimento
No cinema, compra de ingresso é feita em sistema de autoatendimento (cinema automático)

Nas últimas décadas, computadores e máquinas automáticas substituíram secretárias, bancários, frentistas, caixas de supermercados e tantas outras profissões. É o processo de automação. Desde o século XX, este processo de mudança vem acontecendo de maneira mais rápida. A tecnologia avança e profissionais com funções mais manuais vão perdendo espaço para a industrialização de vários setores da economia. Em São Luís, a substituição de profissionais por máquinas ainda é tímida, mas já começa a mudar a forma como a população se relaciona com alguns serviços.

A automação facilita tarefas simples do dia a dia de quem busca algum produto ou serviço. Se antes era preciso enfrentar longas filas para comprar um ingresso para estreia de cinena, hoje o expectador pode comprar o ingresso antes mesmo de sair de casa de forma simples, rápida, prática e sem enfrentar filas. Basta usar um aplicativo de celular.

O São Luís Shopping começou a oferecer essa possibilidade este ano. O aplicativo permite pagar o ticket de estacionamento de qualquer ponto do estabelecimento antes de se dirigir até o carro e sem enfrentar fila no guichê de atendimento. Além disso, o usuário consegue comprar ingresso para o cinema direto pelo aplicativo. No aplicativo, o cliente tem ainda toda a lista de lojas e restaurantes do shopping, com suas descrições e suas localizações. Por meio do aplicativo, ele fica por dentro de todos os eventos que estão acontecendo no shopping.


LEIA TAMBÉM:

Profissionais começam a se mobilizar temendo ser trocados pela tecnologia

Mas o processo de automação dos serviços do shopping começou em 2014, quando ele passou por um processo de expansão. Nesta época foram instalados totens de pagamento de estacionamento, onde as pessoas não enfrentam fila e pagam o estacionamento no cartão de crédito ou débito. Há também totens para a compra de ingressos de cinema.

Os totens funcionam de forma similar aos caixas eletrônicos dos bancos, permitindo o autoatendimento.
Aliás, os celulares estão cada vez mais permitindo que as pessoas resolvam pequenos problemas do dia a dia de forma mais prática, pois os diferentes e crescentes aplicativos para smartphones vem guiando novas formas de relação entre empresas e consumidores. Nunca foi tão fácil achar um restaurante, pegar o melhor atalho no trânsito, chamar um táxi, encontrar um amor… os aplicativos para smartphones, carinhosamente chamados de Apps, deixaram o mundo reduzido em poucos cliques.

Depois dos aplicativos para pedir táxi, uma série de outros serviços está agora disponível na ponta dos dedos já que hoje os smartphones são verdadeiras centrais multimídia. Dependendo da cidade onde se more é possível ter agências bancárias, supermercados, farmácias, pet shop e até manicure à distância de alguns cliques. Basta estar conectado à internet. E em alguns casos o acesso pode ser feito mesmo sem conexão, o chamado acesso off line.l

SAIBA MAIS

Automação

Automação é o sistema em que os processos operacionais em fábricas, estabelecimentos comerciais, hospitais, telecomunicações etc. são controlados e executados por meio de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, substituindo o trabalho humano.

Tarefas simples

Quando o assunto é automação, geralmente se pensa em máquinas desempenhando atividades complexas, mas algumas pequenas tarefas do dia a dia já podem ser feitas de forma automatizada.
lâmpadas: Um dos dispositivos inteligentes para a casa com mais modelos encontrados no mercado são as lâmpadas smart. Elas possuem luzes em LED personalizáveis e são controladas por um aplicativo para smartphone via Wi-Fi ou Bluetooth.
fechaduras: a Genie Smart Lock é uma fechadura inteligente que oferece aos usuários um sistema para trancar e destrancar portas via Bluetooth ou Wi-Fi, eliminando a necessidade de chaves convencionais e utilizando um código de segurança em seu lugar. O aplicativo funciona com qualquer smartphone e Bluetooth 4.0, através do qual também é possível configurar senhas temporárias.
geladeiras: no Brasil já há um modelo com tela touchscreen e conta com dois aplicativos exclusivos. Com eles, o usuário tem acesso a um programa nutricional completo e mais de 650 receitas. Ela também possui os recursos “Horti Vita”, que cria uma iluminação especial na gaveta de frutas e verduras para preservar o alimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.