Tragédia

Chega a 17 número de mortos no incêndio em um prédio em Londres

Autoridades britânicas ainda não sabem o número de desaparecidos, mas não esperam encontrar mais ninguém com vida; 37 pessoas estão hospitalizadas

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

Londres

Pelo menos 17 mortes foram confirmadas no grande incêndio que atingiu um prédio residencial no oeste de Londres. Ontem, a Polícia Metropolitana informou também que o número de mortos deve ainda aumentar. O incêndio começou na madrugada da quarta-feira (hora local). Há ainda 37 pessoas hospitalizadas, 17 delas em estado grave, afirmou a polícia pelo Twitter.

A comissária do Corpo de Bombeiros de Londres, Dany Cotton, disse que há um "número desconhecido" de pessoas na Grenfell Tower, mas que as equipes não esperam encontrar mais nenhum sobrevivente, de acordo com a imprensa local. "Tragicamente, agora não esperamos achar mais ninguém com vida. A severidade e o calor do fogo significariam um milagre absoluto para qualquer um que estivesse vivo", comentou ela à rede Sky News.

Na declaração à imprensa, o comandante da Polícia Metropolitana, Stuart Cundy, também indicou que a operação de busca e resgate no imóvel levará "muito tempo" e que atualmente há equipes especializadas no local.

Após confirmar que ainda não foi possível determinar a origem do fogo, Cundy contou que as equipes especializadas levaram ao edifício cães treinados para tentar encontrar os desaparecidos

Ao ser questionado pelos jornalistas, o comandante descartou que o incidente esteja relacionado com o terrorismo, ao esclarecer que "não há nada" que indique esta hipótese.

A partir de agora, o inspetor-chefe da Polícia Metropolitana de Londres, Matt Bonner, ficará à frente das investigações, informou o comandante.

Quanto aos feridos, Cundy confirmou que "37 pessoas ainda estão recebendo tratamento, das quais 17 estão em estado crítico". "Como já dissemos ontem, a nossa prioridade absoluta é identificar e localizar as pessoas que continuam desaparecidas", afirmou o policial.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Londres, Dany Cotton, que também estava presente na entrevista coletiva, disse que seus efetivos vão fazer uma "busca minuciosa" e acrescentou que isso "será, obviamente, um processo muito lento e doloroso".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, que prometeu "uma investigação adequada" sobre o trágico incidente, visitou ontem o local do incêndio, onde conversou com efetivos dos serviços de emergência.

De acordo com a imprensa britânica, os especialistas acreditam que o uso de polietileno no revestimento do edifício, que foi colocado em 2015, poderia explicar a velocidade com a qual o fogo se propagou.

Theresa May promete uma investigação oficial

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou, ontem, que haverá uma investigação oficial para apurar as causas do incêndio em um prédio residencial de Londres. Segundo a polícia da capital britânica, 17 pessoas morreram na tragédia. As informações são da agência de notícias EFE.

May visitou a área do incêndio, o bairro de North Kensington (oeste da capital), onde falou com homens da Polícia Metropolitana de Londres que tentam descobrir a origem do fogo e com bombeiros que realizam tarefas de busca e resgate.

Em uma breve declaração à rede BBC em sua residência e escritório oficial de Downing Street, logo depois de retornar do local, May disse que "é necessário assegurar que essa terrível tragédia seja investigada adequadamente" para poder chegar "ao fundo do que aconteceu".

May disse, além disso, que é preciso "obter todas as respostas sobre o que aconteceu" no imóvel e esclarecer por que aconteceu o incêndio na madrugada de quarta-feira na torre Grenfell, de 24 andares e com centenas de pessoas em seu interior.

A premiê também elogiou a resposta "extraordinária" mostrada pela comunidade para ajudar os atingidos pela terrível "tragédia" e assegurou que o governo vai realojar essas pessoas que perderam suas casas e ficaram na rua.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.