São João 2017

Cacuriá Assa Cana marca programação no Arraial da Ilha

Brincadeira que há 19 anos nasceu na Liberdade para divertir o público amante da festa junina animou o público durante a programação. Outras atrações também foram apresentadas.

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(Cacuriá Assa Cana se apresenta no Arraial da Ilha)

O sétimo dia de programação do Arraial da Ilha, promovido até o dia 24 deste mês no Shopping da Ilha (em São Luís e em parceria com o Imirante.com) foi marcado pela exibição do Cacuriá Assa Cana, que nasceu há 19 anos na Liberdade. Além dele, também se apresentou o Boi Brilho da Terra, que deu a largada em sua lista de apresentações na programação junina deste ano e cujo padrinho é o deputado estadual Adriano Sarney (PV).

Antes da apresentação do Boi Brilho da Terra, o Cacuriá Assa Cana levou ao palco a graciosidade de uma das manifestações de dança mais comuns da cultura local. Com sensualidade e desenvoltura nas coreografias, o grupo chamou a atenção do público e fez referências a outras brincadeiras famosas e que serviram de inspiração, como o Cacuriá de Dona Teté.

Em seguida, o Boi Brilho da Terra – cujo batizado aconteceu na terça-feira (13) no bairro da Cohab, onde nasceu – deu um verdadeiro show embalado pelo sotaque tradicional de orquestra. Com belas índias e vaqueiros, a brincadeira – que surgiu apenas para o pagamento de uma promessa da presidente e fundadora do grupo, Concita Ribeiro – mostrou o que há de melhor na tradição folclórica do estado.

Segundo o diretor do Boi Brilho da Terra, Fábio Ribeiro, a brincadeira terá sucesso na programação junina deste ano. “Trata-se de uma das maiores festas do país e é com grande alegria que o Brilho da Terra, que surgiu do nada, está aqui para abrilhantar ainda mais a maravilhosa festa”, disse.

O público aprovou a exibição das atrações em mais um dia do Arraial da Ilha. “Eu adoro participar e ver a programação junina da nossa cidade. Estou acompanhando todos os dias as atrações no Arraial da Ilha e estou adorando”, disse o funcionário público Paulo Costa.

Programação

Neste sábado (17), a programação do Arraial da Ilha segue com a apresentação do Boi Brilho da Ilha, às 19h. O grupo, oriundo do bairro do Ipase, promete levar o que há de melhor no sotaque de orquestra na cidade.

Confira a galeria de fotos da programação de hoje (16) feitas pelo repórter fotográfico De Jesus:

Cacuriá Assa Cana e Boi Brilho da Terra

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.