Novo recurso

Sindicato dos Taxistas lançará aplicativo que dará descontos

A ferramenta, de acordo com entidade, permite solicitar corridas avaliar o serviço e premiar o passageiro com descontos; aplicativo será gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Depois do Fora Uber, os taxistas vão reagir com uso de aplicativo
Depois do Fora Uber, os taxistas vão reagir com uso de aplicativo (Depois do Fora Uber, os taxistas vão reagir com uso de aplicativo)

SÃO LUÍS - Como reação à presença dos aplicativos Uber e o Yet Go em atuação na capital maranhense, o Sindicato dos Taxistas de São Luís ( Sinditaxi) prepara para os próximos dias o lançamento de um aplicativo que permite solicitar corridas e avaliar o serviço, além de premiar o passageiro com descontos. A ferramenta será totalmente gratuita aos usuários e estará disponível para smartphones do sistema operacional Android e iOS.

Além de buscar alternativas para fidelizar o cliente de táxi, o lançamento do novo aplicativo será o início de uma série de inovações que a diretoria do Sindicato pretende implantar nos próximos meses. “Com o novo aplicativo, o usuário receberá um e-mail com as informações da corrida e avalia o serviço com notas que vão de um a cinco. Além disso, ao estar no veículo poderá também escolher a estação de rádio que deseja ouvir, se quer ar condicionado e, o melhor, a forma de pagamento”, explica Sidney Carvalho, um dos desenvolvedores do aplicativo.

O objetivo da entidade é ainda combater o que classifica como concorrência desleal feita por aplicativos não regulamentados pelo poder público e também fortalecer a política de valorização da categoria dos taxistas na capital e no interior do Maranhão.

“A proposta de nosso sindicato é trabalhar cada vez mais com meios que possam facilitar a vida dos nossos taxistas e de nossos usuários e passageiros. Estamos realizando uma série de ações que visam qualificar cada vez mais a prestação de serviços da nossa categoria. Com certeza, a população fará uso e perceberá logo essas mudanças”, afirma o presidente do Sinditaxi, Renato Medeiros.

Durante este mês, representantes do Sindicato estarão visitando cada um dos postos de táxi existente em São Luís para fazer o cadastramento dos taxistas e explicar a vantagem da adesão ao novo aplicativo. O cadastro também será realizado na sede do Sindicato, no Bairro da Areinha.

Reação

A oferta do aplicativo pelos taxistas é uma reação da categoria à presença de ferramentas similares oferecidas, desde o começo do ano, por empresas como o Uber e o Yet Go. No caso do Uber, a Câmara Municipal de São Luís se manifestou sobre o tema, em abril deste ano, e aprovou projeto de Lei nº429 que restringe o uso do aplicativo na capital maranhense.

Mesmo com a medida, a direção nacional da empresa informou que manteria as atividades na cidade sob o argumento que a oferta de transporte de passageiros por particulares é resguardada pela Constituição. Recentemente, o Ministério Público do Maranhão - por meio da Promotoria do Consumidor - e a Defensoria Pública do Estado ( DPE) realizaram ações em que demonstram ser favoráveis ao Uber e a outros aplicativos.

Enquanto o MP fez uma representação junto à Procuradoria-Geral de Justiça para acionamento do Tribunal de Justiça do Maranhão ( TJMA) sobre o assunto, a DPE propôs Ação Civil Pública em que solicita parecer da Vara de Interesses Difusos e Coletivos sobre o caso do Uber. Até o fim da tarde de ontem,13, o juiz titular da Vara, Douglas Martins, não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Já a Procuradoria-Geral, procurada por O Estado, informou que a representação da Promotoria do Consumidor somente foi recebida na manhã de ontem e que em breve informará se fará ou não solicitação formal ao TJMA para que o Judiciário avalie o grau de constitucionalidade da Lei Municipal que restringe o Uber.

Frase

“A proposta de nosso sindicato é trabalhar cada vez mais com meios que possam facilitar a vida dos nossos taxistas e de nossos usuários e passageiros"

Renato Medeiros

Presidente do Sinditaxi

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.