Devoção ao santo casamenteiro

Fiéis seguem tradições e reforçam a fé no dia de Santo Antônio

Conhecido por seu poder casamenteiro, santo recebeu demonstrações de amor de católicos durante todo o dia de ontem dedicado a ele; em São Luís, foram celebradas missas especiais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

[e-s001]SÃO LUÍS - Os fiéis seguiram as tradições e reforçaram a fé durante todo o dia, em São Luís, em homenagem a Santo Antônio. A paróquia que leva o nome do santo organizou missas e realizou batizados pela manhã. À tarde, foram celebradas missas e os católicos acompanharam a procissão pelas ruas do Centro.

A primeira atividade do dia começou ainda às 5h, com missa. Depois, houve alvorada e nova missa, às 7h30. Às 9h, durante a terceira celebração do dia, houve a distribuição dos pães, um dos atos mais esperados pelos católicos. “Trata-se de uma das maiores tradições da data e que remonta a uma das passagens da igreja com maior valor simbólico para os cristãos”, ressaltou o vigário paroquial, padre Raimundo Gomes.

Ao meio-dia, houve nova celebração com repasse de pães para os fiéis. “Eu, todos os anos, procuro participar das homenagens ao meu Santo Antônio. É com grande carinho que faço as minhas orações e cumpro as minhas promessas”, disse a aposentada Andrelina Rêgo, de 71 anos.

[e-s001]O momento de maior emoção para os devotos do santo casamenteiro ocorreu às 17h, quando saiu a procissão pelas vias da região central da cidade. Acompanhado por centenas de fiéis, a imagem do santo – colocada em um andor especial e decorado para a data – foi venerada por onde passava. “Eu amo o meu Santo Antônio e graças a Deus tenho saúde para poder ainda participar do dia dedicado a ele”, afirmou a aposentada Jocinelma do Rosário, de 68 anos.

Por fim, ainda foi celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belizário – na entrada da igreja de Santo Antônio – missa campal, no início da noite. O ato encerrou programação especial alusiva ao santo e que começou, de forma oficial, no dia 1º deste mês. “Santo Antônio é um dos mais populares da Igreja Católica e a comoção em homenageá-lo neste dia somente reforça esta tese”, frisou o padre Raimundo Gomes.

[e-s001]SAIBA MAIS

A história do pão de Santo Antônio remonta à história de um homem, chamado Antônio, que, comovido com a pobreza, distribuiu os pães do convento em que vivia. Assim que o frade padeiro percebeu que os frades não tinham o que comer, já que os pães haviam sido distribuídos, foi cobrar do então homem Antônio, que o mandou verificar melhor se o estoque de pães havia acabado. Para a surpresa de todos, quando o frade padeiro checou novamente o estoque, percebeu que os cestos transbordavam de pães.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.