Rotina alterada

Feriado terá agências bancárias fechadas e plantões policiais

Celebração de Corpus Christi, na quinta-feira, também terá casas lotéricas e agência dos Correios fechadas; comércio funcionará em horário diferenciado, tanto na Rua Grande quanto em shoppings

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Casas lotéricas estarão fechadas durante o feriado de Corpus Christi
Casas lotéricas estarão fechadas durante o feriado de Corpus Christi (loterica)

SÃO LUÍS - O feriado de Corpus Christi vai alterar a rotina de São Luís amanhã. Na Rua Grande, as lojas funcionarão apenas até as 14h. Nos shoppings, as lojas abrirão a partir das 14h, podendo funcionar até as 20h. Agências bancárias permanecerão fechadas durante todo o dia. Os serviços públicos estaduais em regime de plantão na quinta-feira, dia 15, e sexta-feira, dia 16.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), informou que não haverá expediente nas repartições públicas estaduais na quinta-feira, 15, e sexta-feira, dia 16, respectivamente, feriado de Corpus Christi e ponto facultativo. A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial como Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e plantões policiais. O funcionamento será retomado normalmente na segunda-feira, dia 19.

A Prefeitura de São Luís informa que durante o feriado de Corpus Christi não funcionarão os órgãos municipais da administração direta, indireta, autarquias e fundações. O município assegura, portanto, o atendimento referente aos serviços públicos considerados essenciais. Dessa forma, ficam preservados os serviços relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Não haverá expediente também no Judiciário do Estado. Para garantir o atendimento das demandas urgentes nas esferas cível e criminal, será mantido o plantão judicial para recebimento de pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outras demandas.

Comércio
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que na quinta-feira o comércio lojista poderá funcionar em São Luís das 8h às 14h para os estabelecimentos de rua, com pagamento de 100% sobre o valor da hora normal e mais gratificação de R$ 43,40, conforme acordo firmado por meio da Convenção Coletiva de Trabalho. Já os demais segmentos do comércio não classificados como lojistas, como varejistas de materiais elétricos ou eletrodomésticos, poderão funcionar normalmente nesse dia, pois a data não é considerada feriado.

No caso dos supermercados, a convenção coletiva assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís (Sincovaga) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís também define que esse tipo de estabelecimento funcionará normalmente.

No caso dos shoppings, o Jaracati, o Tropical e o Monumental estarão fechados durante toda a quinta-feira. Tropical e Monumental reabrem normalmente na sexta-feira. Os shoppings São Luís, da Ilha, Rio Anil e Pátio Norte funcionarão a partir do meio-dia, mas com horários diversos conforme cada serviço. De sexta a domingo, eles funcionarão normalmente.

As agências dos Correios ficarão fechadas durante todo o dia de hoje, assim como casas lotéricas e agências bancárias. Os serviços bancários estarão disponíveis 24 horas por meio dos canais de atendimento alternativos como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking. O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água etc) com vencimento nesta quinta-feira poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado, na sexta-feira, dia 16, sem multa.

O QUE FUNCIONA (OU NÃO) NO FERIADO:

Hospitais – funcionarão os plantões

Delegacias – funcionarão os plantões

Agências bancárias - fechadas

Agências dos Correios - fechadas

Casas lotéricas - fechadas

Repartições públicas - fechadas

Monumental Shopping - fechado

Jaracati Shopping – fechado

São Luís shopping

- lojas e quiosques: das 14h às 20h
- Lojas Americanas: das 12h às 22h
- supermercado: das 8h às 22h
- cinema: das 13h às 22h
- praça de alimentação, praça de eventos e parquinho: das 12h às 22h

Shopping da Ilha

- lojas e quiosques: das 14h às 20h
- praça de alimentação e parquinho: das 12h às 22h
- cinema: das 13h às 22h

Rio Anil Shopping

- lojas: das 14h às 20h
- praça de alimentação: das 12h às 22h
- cinema: horário normal
- Lojas Americanas: das 12h às 20h
- supermercado: das 10h às 22h
- academia: das 9h às 13h

Tropical Shopping

-lojas e quiosques: fechados

-restaurantes: abertos das 11h até às 15h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.