Missas

Corpus Christi será celebrado nesta 5ª-feira

Festa reúne milhares de fiéis em missas e procissões na capital; cerimônia realizada pela Arquidiocese de São Luís ocorrerá no Aterro do Bacanga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Em 2016, a missa campal de Corpus Christi também foi celebrada no Aterro do Bacanga e atraiu centenas de fiéis
Em 2016, a missa campal de Corpus Christi também foi celebrada no Aterro do Bacanga e atraiu centenas de fiéis (missa)

SÃO LUÍS - A comunidade católica de São Luís comemora amanhã o Dia de Corpus Christi, uma das principais festividades religiosas da Igreja. A festividade, que ocorre logo após o Domingo da Santíssima Trindade, celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. A festa anualmente reúne milhares de fiéis em missas e procissões pelas ruas da capital. Este ano, a solenidade de Corpus Christi realizada pela Arquidiocese de São Luís ocorre no Aterro do Bacanga com vasta programação, que terá início às 14h30, com missa e procissão pelo centro da capital.

Este ano, a celebração tem como tema “A Eucaristia nos envia a missão de cultivar e guardar a criação”. O tema está relacionado com a Campanha da Fraternidade 2017, que aborda o cuidado com os biomas brasileiros, em consequência com a encíclica “Louvado Sejas” do papa Francisco, que aborda, sobretudo, a ecologia.

A festa do “Corpo e Sangue de Cristo” é um evento católico tradicional em São Luís. Embora seja uma data móvel, é celebrada em todo o mundo católico. É ocasião para louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. “Esta é uma manifestação pública na presença real de Jesus na Eucaristia. Na véspera da Paixão, Cristo ceou com seus apóstolos, dividindo com eles o pão e o vinho, que hoje é o centro da vida católica”, informou dom Belisário da Silva, arcebispo de São Luís.

Ainda segundo dom Belisário, a celebração traz uma reflexão importante sobre o combate à fome no mundo. “O pão e o vinho eram refeições importantes na época de Cristo. Hoje, eles representam a Eucaristia. Logo, têm a ver com a vida humana. É um momento de lembrar o quanto a vida humana depende do alimento para o corpo e para a alma. E quando se fala de refeição, temos que lembrar de todos aqueles que não têm acesso a ela em diversas partes do mundo”, comenta o arcebispo.

Confecção de tapete
Em todas as igrejas católicas da capital, missas celebrarão a presença do Filho de Deus entre os homens. Para expressar esse louvor, a paróquias e comunidades enfeitam as igrejas e ruas e confeccionam tapetes por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Feito de materiais reciclados como pó de café, serragem, cascalho, casca de ovo, sal grosso, entre outros, o tapete é preparado pelos fieis durante a noite e madrugada anterior, ou mesmo no dia da procissão. Em São Luís, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, é responsável pela confecção do tapete mais tradicional da celebração na capital maranhense.

Celebrações
O evento organizado pela Arquidiocese de São Luís terá início às 14h30, com a concentração e chegada dos fiéis de diversos bairros e comunidades da região metropolitana. Em seguida, acontece o acolhimento do público com shows de artistas católicos, seguido de oração do Terço da Misericórdia. Às 17h,começa a missa solene, celebrada por dom Belisário, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e por bispos convidados, presbíteros e diáconos,
representando as 55 paróquias de São Luís.

Após a missa, será realizada procissão por volta das 18h30. A procissão luminosa sairá do Aterro do Bacanga, percorrendo a Avenida Beira-mar, voltando para o local de partida, onde dom Belisário dará a bênção do Santíssimo Sacramento, por volta das 20h. Desde 2015, a Arquidiocese de São Luís realiza a celebração no Aterro do Bacanga por causa da estrutura que o local consegue suportar para garantir a tranquilidade do evento.

PROGRAMAÇÃO

14h30 – concentração, animação e oração do Terço da Misericórdia

15h – animação e acolhimento dos fiéis

17h – missa campal

18h30h – procissão luminosa

19h30 – animação e dispersão com a paróquia Nossa Senhora da Glória

20h – benção do Santíssimo Sacramento

Mais

A origem da festa

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa tradicional da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A celebração acontece sempre 50 dias depois do Domingo de Páscoa, na segunda na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

Decretada em 1269 e instituída pelo papa Urbano IV, a festa de Corpus Christi teve sua origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por meio da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", o papa estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração. Compôs o hino “Lauda Sion Salvatorem” (Louva, ó Sião, o Salvador), que ainda nos dias atuais é usado e cantado nas liturgias do dia, por mais de 400 mil sacerdotes em todo o mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.