Em obras

Motociclistas usam retorno irregular na avenida Guajajaras

Com obras de intervenção no trânsito da Forquilha ainda em andamento, condutores já cometem infração para driblar alteração; O Estado flagrou diversos motociclistas cometendo a irregularidade nesta segunda, 12

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
condutores usam retorno irregular por não querer trafegar até o João de Deus
condutores usam retorno irregular por não querer trafegar até o João de Deus

SÃO LUÍS - As obras de intervenção no trânsito da região da Forquilha ainda nem foram concluídas, mas já há condutores, sobretudo motociclistas, cometendo irregularidades para driblar o novo desenho geométrico da área. Um retorno irregular na Avenida Guajajaras está sendo usado com frequência por quem não quer trafegar até o João de Deus, para onde foi desviado temporariamente o retorno para quem trafega da Cohab com destino à MA-201.

As mudanças na geometria de trânsito da Forquilha, em São Luís, foram feitas por meio da troca da rotatória por um cruzamento que liga as avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, MA-201 (Estrada de Ribamar), MA-202 (Estrada da Maioba) e Planalto Anil. Também está em construção um retorno na Avenida Guajajaras.

Na manhã de ontem, O Estado flagrou diversos motociclistas cometendo a infração. Os condutores fizeram a conversão irregular nos dois sentidos da via. E o retorno indevido, de tão utilizado, parece já ser encarado com normalidade pelos condutores de carros, que reduzem a velocidade quando veem as motos retornando.

Com a mudança, por enquanto, os condutores que trafegam da Avenida Jerônimo de Albuquerque com sentido à MA-201 precisam seguir pela Avenida Guajajaras e fazer o retorno no bairro do João de Deus, mas alguns condutores mais apressados preferem passar pelo canteiro central da avenida. A prática é comum e pode ser observada em qualquer hora do dia. Motociclistas são os que mais cometem a infração.

A prática é perigosa, porque esses retornos em nível, no meio da pista dupla, não oferecem as condições mínimas de segurança para os usuários como sinalização horizontal e vertical, geometria e distâncias mínimas de aceleração e desaceleração.

Motociclista flagrado fazendo o retorno irregular nesta segunda, na Avenida Guajajaras
Motociclista flagrado fazendo o retorno irregular nesta segunda, na Avenida Guajajaras

Infração
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), executar retorno em local proibido é infração gravíssima. O motorista pode perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda multa de R$ 191,00. O CTB diz ainda que transitar sobre canteiros e divisores de pista de rolamento é infração gravíssima, com multa prevista de R$ 573,00 e fator multiplicador de três vezes, além de implicar no registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator.

A danificação dos canteiros centrais por pessoas que criam passagens clandestinas é um fator de risco a mais para a segurança do trânsito e, como outras irregularidades, são regularmente notificadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) para a tomada de providências. Caso alguém seja flagrado abrindo um retorno irregular, o autor pode ser enquadrado no crime de danos ao patrimônio público, que prevê pena de detenção, de um a seis meses, ou multa.

Número

50 condutores já foram multado este ano em São Luís por executar retorno passando por cima de canteiro, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.