Oportunidade

Feira que apoia agricultura familiar atrai público numeroso ao Centro

Reeditado a cada domingo, das 7h às 15h, evento reúne estandes com itens diversos

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
(Feirinha São Luís)

SÃO LUÍS - Os maranhenses ganharam mais uma opção de passeio aos domingos. É a Feirinha São Luís, inaugurada ontem, com sucesso, na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico. O projeto, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com Banco do Nordeste e Governo do Estado, visa à divulgação e comercialização do que é produzido pela agricultura familiar, entre frutas, verduras, doces, compotas, artesanato e comida produzida na zona rural da capital.

A abertura atraiu pessoas de diversos bairros e foi uma grande festa. Os estandes, espalhados na praça, ofereciam diversos tipos de produtos. A maioria das frutas, verduras e afins comercializados, é livre de agrotóxicos, o que representa um diferencial para atrair a clientela. “Os meus, eu garanto, não têm agrotóxicos. Somos nós, eu e meu marido, quem plantamos e colhemos no bairro onde moramos, na Estiva. E estaremos todos os domingos aqui”, disse a agricultora Maria Zuleide Cardoso.

Eulália Silva tem um estande de produtos artesanais. Integrante da Associação Cultural da Vila Embratel, ela pretende fazer boas vendas a cada domingo. “Já comecei bem, pois as pessoas estão parando e comprando. A abertura está sendo um verdadeiro sucesso”, disse.

A inauguração contou com a presença do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e do secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, que circularam em meio aos estandes. “Nossa intenção, entre tantas, é movimentar o Centro Histórico, atraindo as pessoas para a área e dar oportunidade para a agricultura familiar, pois aqui os agricultores podem oferecer seus produtos à população de maneira especial”, disse o prefeito.

Segundo o secretário Ivaldo Rodrigues, a ideia é fazer uma política de revitalização da área antiga da cidade. “Agregando a feira agroecológica, cultura, literatura, artesanato, artes plásticas e a culinária”, disse.

O novo ponto de encontro aos domingos, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores da grande Ilha, agregando mais de 11 pólos, que oferecem seus produtos por preços justos. São 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para a gastronomia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.