Sem fotossensores

Ruas e avenidas de São Luís ainda sem previsão de fiscalização eletrônica

Equipamentos foram retirados no mês de abril e não há previsão de quando novos serão colocados no lugar. Prefeitura silencia sobre o caso

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Da fiscalização eletrônica, sobraram apenas as placas
Da fiscalização eletrônica, sobraram apenas as placas (sem fiscalização)

SÃO LUÍS - O trânsito das ruas e avenidas de São Luís continua sem fiscalização eletrônica e não há previsão de quando ela retornará. Enquanto isso, motoristas continuam excedendo os limites de velocidade em vários trechos, aumentado a possibilidades de serem registrados acidentes.

O Estado voltou a procurar a Prefeitura de São Luís em busca de um posicionamento sobre a volta dos radares e fotossensores da cidade, contudo, não obteve resposta. No site da Prefeitura há a informação de que o processo licitatório para a contratação da nova empresa foi suspenso e, até o momento, não tem uma data para ser reiniciado.

No dia 28 de abril, a Prefeitura de São Luís publicou no Diário Oficial a abertura de um processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para operar e fazer a manutenção dos equipamentos. O início da sessão estava marcado para o dia 12 de maio, contudo, o procedimento foi suspenso com a justificativa de que seriam feitos ajustes no edital.

A retirada desses equipamentos deve-se à uma dívida de R$ 3,4 milhões que a Prefeitura de São Luís tem com a empresa Arco Sinal, responsável pela instalação dos equipamentos. Com não foi efetuado o pagamento, a empresa por sua vez removeu os equipamento.

Queda
O quantitativo de multas registradas pela Prefeitura de São Luís em ruas e avenidas da capital maranhense vem caindo e não porque os motoristas estão mais atentos às leis de trânsito, mas porque a fiscalização não está sendo feita como deveria. O motivo deve-se às com sucessivas panes na sinalização eletrônica e posterior retirada de equipamentos.

Desde o ano passado, está havendo uma redução na quantidade de multas registradas pelos equipamentos eletrônicos como os pardais e fotossensores, o que mostra que muito antes desses equipamentos serem retirados eles já estavam apresentando penes e não mais registrando as multas.

Este ano, por exemplo, ainda não foi registrada nenhuma multa de trânsito que tenha sido flagrada pelos dispositivos de fiscalização eletrônica. Esses equipamentos foram retirados pela prefeitura no mês de abril, contudo, antes mesmo eles já não estavam mais operando.

Outra situação que pode ser observada é que este ano ainda não foram registradas infrações por excesso de velocidade uma vez que os equipamentos eletrônicos que poderiam flagrar essa irregularidade não estão mais em operação na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.