Campanha de imunização

Último dia de vacinação contra gripe tem tumulto e filas em postos

Mesmo com prorrogação das ações de imunização, anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), muita gente deixou para procurar uma das unidades de atendimento na última hora

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Mães levaram filhos para se vacinar no último dia da campanha
Mães levaram filhos para se vacinar no último dia da campanha (vacina)

SÃO LUÍS - O último dia de campanha de vacinação contra a gripe, na sexta-feira, 9, na capital maranhense, foi marcado por grande procura nos postos de atendimento e, em alguns deles, houve tumulto. Na próxima segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) deverá divulgar um balanço completo das doses aplicadas durante os dias de ação.

Até quinta-feira, 8, segundo balanço da própria Semus, 69,83% do público-alvo havia sido imunizado. O aumento na cobertura, de acordo com a pasta municipal, se deve à decisão do Ministério da Saúde (MS) – divulgada na segunda-feira, 5, que ampliou a cobertura das ações de imunização, devido ao grande número de vacinas no estoque.

Além de ampliar o público-alvo, a Semus – por orientação do MS – também estendeu o prazo da campanha (que encerraria inicialmente no dia 2 deste mês). Apesar da medida, muitas pessoas estiveram em centros de saúde da cidade durante toda a sexta-feira, 9. Uma das unidades mais visadas pela população foi o Centro de Saúde do Bairro de Fátima. Por causa da grande demanda, a fila de pacientes se estendeu até do lado de fora da unidade. “Não consegui vir antes e, por isso, somente pude me vacinar hoje [sexta-feira]”, disse a vendedora ambulante Charlene Marques, de 34 anos.

Outras pessoas, diante da enorme procura, não quiseram esperar para se vacinar no local. “Eu simplesmente desisti. Não tenho paciência e nem saúde para esperar por tanto tempo”, disse a dona de casa Lília Nascimento, que esteve no Centro de Saúde do Bairro de Fátima acompanhada dos dois netos, Miguel (de 5 anos) e Cibele (de 4 anos).

No Centro de Saúde da Liberdade, o movimento de pacientes foi menor. Apesar disso, a procura foi considerada acima da expectativa. Segundo funcionários da unidade, em dias casuais, o saldo é de aproximadamente cem pacientes por dia. Somente na sexta-feira (9), foi registrado o triplo deste total. “Nas próximas campanhas, vou procurar vir mais cedo para não passar este sufoco”, afirmou a aposentada Maria das Graças Souza, de 64 anos.

A Semus orienta que, caso haja vacinas excedentes após a campanha, as mesmas estarão à disposição nas próximas semanas, até que o estoque seja esvaziado. No total, a pasta municipal disponibiliza 61 postos de atendimento na capital maranhense.

Meta
De acordo com o MS, São Luís deve vacinar – até o fim da campanha – 201.187 pessoas. Do público imunizado até quinta-feira (8), 69.955 são crianças de seis meses a menores de cinco anos (53,14%); 36.917 são trabalhadores da saúde (75%); 12.402 são gestantes (68,61%); 2.039 são puérperas - mulheres até 45 dias após o parto (71,46%); e 79.874 idosos (81,09%).

SAIBA MAIS

A campanha de vacinação contra a gripe é uma das estratégias de saúde para proteger contra as formas graves da infecção provocadas pelo vírus Influenza, diminuindo a mortalidade e as internações decorrentes. A vacina que está sendo disponibilizada nos postos imuniza contra dois tipos de gripe sazonal e o tipo H1N1.

Números

69,83% é o percentual atualizado de cobertura da vacina contra a gripe em SL;

61 é o total de postos de atendimento que estarão disponíveis à população, nos próximos dias;

Frase

“Eu simplesmente desisti. Não tenho paciência e nem saúde para esperar, por tanto tempo”,

Lília Nascimento, dona-de-casa que esteve no Centro de Saúde do Bairro de Fátima

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.