Radicais livres

Dermatologista ensina a minimizar os danos provocados pela corrida na pele

Atividade intensa estimula produção de radicais livres que levam ao envelhecimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Atividade intensa estimula a produção de radicais livres e a flacidez da pele
Atividade intensa estimula a produção de radicais livres e a flacidez da pele (Corrida)

RIO - Você sabia que sua pele pode ser prejudicada por causa da corrida? Quem faz o alerta é a dermatologista Gabriella Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. Isso acontece porque a atividade intensa estimula a produção de radicais livres e a flacidez da pele, por causa da ação da gravidade e da perda de gordura que o esporte proporciona.

"Os radicais livres são perigosos porque possuem um elétron livre em sua órbita que se liga a proteínas essenciais para nossa saúde mental e física, como, por exemplo, ao colágeno promovendo o ressecamento em um processo conhecido como desnaturação proteica. Com isso, o colágeno deixa de exercer sua principal função na pele, a de sustentação", explica.

Para que os cercas de 5 milhões de brasileiros que praticam corrida não precisem escolher entre o hobby e beleza da pele, a dermatologista lista dicas para minimizar os danos da atividade:

Alimentação - Os antioxidantes são moléculas de carga positiva que anulam a ação de oxidação dos radicais livres. E eles estão mais ao alcance do que se imagina: nos alimentos. Estudos mostram que uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem uma boa proteção contra os radicais livres e ainda reduzem consideravelmente o risco de envelhecimento precoce.

Filtro solar - Pessoas que passam a fazer uso de protetor solar diariamente têm, após um período de quatro anos, uma chance 24% menor de apresentar sinais visíveis de envelhecimento da pele causado pelo sol em comparação às que não se protegem adequadamente.

Bioestimuladores de colágeno injetável - São substâncias biocompatíveis e biorreabsorvíveis que quando aplicadas na pele produzem reação inflamatória que estimula o aumento na produção das fibras de colágeno. O tratamento é injetável e pode ser realizado no abdome, glúteo, braços e pernas com o objetivo de melhorar a flacidez e a firmeza da pele. Os mais conhecidos são o ácido polilático, ácido hialurônioco e a hidropaxiatia de cálcio.

Laser Fotona - Trata-se de um grande aliado em procedimentos para rejuvenescimento de diversas áreas do corpo. De forma não invasiva e segura, o laser promove a melhora da textura da pele, estimulando a produção de colágeno, enquanto reverte danos causados pelo sol.

Tratamento anti-idade - Métodos caseiros como o uso de cremes noturnos com fator de crescimento, ou seja à base de proteína, suplementação de ácido hialurônico ou de colágeno hidrolisado minimizam os efeitos colaterais da liberação de radicais e auxiliam na regeneração da pele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.