Descaso

Placa de monumento é furtada na Praça Benedito Leite, em São Luís

Furto foi da peça de bronze da estátua do ex-governador, na praça que leva seu nome; outros monumentos já foram alvo de depredação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

[e-s001]SÃO LUÍS - Esta semana, mais um monumento de São Luís foi alvo da depredação causada por vândalos. Foi furtada a placa de bronze que estava afixada aos pés da estátua de Benedito Leite, monumento que fica localizado na praça que leva seu nome, situada no Centro Histórico da capital.

A placa tinha o formato de um livro aberto, decorado com galhos e folhas ao seu fundo. No livro, havia informações relacionadas a Benedito Leite. O objeto estava fixado na parte inferior da base que sustenta a estátua. Como o objeto era feito de bronze, os ladrões provavelmente levaram a peça com o intuito de vendê-la.

O Estado conversou com alguns lavadores de carros que trabalham na localidade e afirmaram que o furto possivelmente aconteceu durante o período da noite, pois quando amanheceu o objeto já não estava mais em seu lugar.

A Academia Maranhense de Letras (AML) se comprometeu em arca com os custos para reparar os estragos causados pela depredação. “Se não aparecer, vamos repor a placa o mais urgente possível”, disse o presidente da AML, Benedito Buzar.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que o caso já está sendo apurado pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O órgão deve fazer um levantamento com base em depoimentos de testemunhas, entre elas comerciantes que trabalham nas proximidades da praça. Além disso, serão verificadas as gravações das câmeras de segurança da localidade para auxiliar na identificação dos autores do crime.

[e-s001]
Este é mais um exemplo da depredação de monumentos históricos da cidade. Além do furto, a própria estátua de Benedito Leite está sendo penalizada com a falta de cuidados e a ferrugem e desgaste tomam conta da estrutura.
Situação semelhante está acontecendo com a estátua de João Lisboa, localizada na praça que leva seu nome.

Para evitar depredações, os bustos das personalidades maranhenses que ficavam na Praça do Patheon foram retirados e estão no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), sob a guarda da AML. Os bustos apenas voltarão para o lugar assim que a praça for dotada de segurança para receber os objetos. A estátua da Mãe d’Água, localizada na fonte situada na Praça Dom Pedro II, também foi retirada e levada para o museu para evitar atos de vandalismo.

SAIBA MAIS

Benedito Pereira Leite nasceu no município de Rosário, em 1857, e morreu em 1909. Foi um dos membros da Junta governativa maranhense de 1891 e governador do Maranhão de 1º de março de 1906 a 25 de maio de 1908, falecendo um ano depois. O largo onde situa-se atualmente a praça, em fins do século XVIII era ocupado por casebres até que, em 1804, o governo português ordenou a implantação de um jardim botânico no local, mas o projeto foi abandonado ainda no início. Em 1851, deu-se a retirada das construções e o largo foi transformado em jardim, recebendo gradil de ferro e plantil com várias árvores e flores, sofrendo pequenas intervenções nos anos seguintes, como substituição e acréscimo de arbustos. Em 1906, o governador Benedito Leite ordenou ao engenheiro Anísio Palhano de Jesus a elaboração de um projeto paisagístico para o largo, com a implantação de figueiras, compondo um jardim de 12 espaços, destinados ao Patheon Maranhense. Ela já foi chamada de Jardim 13 de Maio, Largo do João Velho, Praça da Assembleia e, hoje, Benedito Leite, em homenagem ao ex-governador, recebendo uma estátua deste confeccionada em bronze e esculpida na França por Émille Decorchement. A inauguração ocorreu em 6 de março de 1911.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.