Operação Falcão I/2017

CLA lança Foguete de Treinamento Básico

Lançamento de ontem fez parte das atividades da Operação Falcão I; atividade objetivou dar treinamento operacional ao efetivo para equipes do Centro de Lançamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
A operação de lançamento do foguete ocorreu sem problemas
A operação de lançamento do foguete ocorreu sem problemas ( A operação de lançamento do foguete ocorreu sem problemas)

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou ontem, próximo do meio dia, o lançamento do 20º Foguete de Treinamento Básico (FTB). O veículo fez um vôo de dois minutos e 45 segundos. No fim das atividades, ele atingiu uma altitude de 31 quilômetros e caiu no mar a 16 quilômetros da costa.

Em entrevista à TV Mirante, o comandante do CLA, coronel engenheiro Luciano Valentim Rechiuti informou que o próximo passo do Centro será o investimento no Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), no lugar do Veículo Lançador de Satélites (VLS).

“Nós transformamos o sonho do VLS em VLM. Todo o conhecimento que foi gerado ao longo do desenvolvimento do VLS está sendo aplicado agora para o desenvolvimento do Veículo Lançador de MIcrossatélites. O nicho de mercado mudou muito, então hoje nós termos um mercado mundial em torno de US$ 300 bilhões por ano na área espacial e que o Brasil, se investir no Veículo Lançador de Microssatélites, tem condições de entrar nessa mercado de forma competitiva”, destacou o comandante do CLA.

Operação Falcão I/2017

A ação realizada ontem integrou o cronograma de atividades da Operação Falcão I/2017 que envolveu lançar e rastrear o veículo - sem carga útil científica - por meio de dados de telemetria. O objetivo da operação foi manter o treinamento operacional dos profissionais e do próprio CLA e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação do FTB.

Com o lançamento foram testados todos os meios e procedimentos do Centro relacionados às operações espaciais. Na operação foram testados sistemas e aparelhos e treinadas as equipes envolvidas com as atividades de meteorologia, telemetria (antenas), rastreio (radares), segurança em solo e de voo, segurança do trabalho, serviço de saúde, planejamento operacional (cronologia on-line), meios aéreos, tratamento de dados, sincronização, telecomunicações, logística, controle avançado (casamata), redes operacionais e contra incêndio.

Foguete

A Operação Falcão I/2017 está ocorrendo desde a última segunda-feira, dia e se encerra hoje. Toda a equipe operacional e de apoio do CLA estavam envolvidas, além do Grupamento de Apoio de Apoio de Alcântara (GAP-AK) e do Destacamento de Saúde de Alcântara (DS-AK).

O foguete lançado ontem é um veículo destinado a proporcionar treinamento operacional ao efetivo e testar a prontidão da infraestrutura do Centro de Lançamento de Alcântara e do Centro de Treinamento da Barreira do Inferno para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

O veículo era composto de motor, foguete e carga-útil. Foi utilizado propelente sólido e estabilizado aerodinamicamente por quatro empenas envolventes. Além disso, o sistema de lançamento empregou casulo reutilizável.

Características do foguete lançado ontem

- Comprimento total: 3,05 metros

- Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm

- Peso total do veículo: 68,3 quilogramas

- Peso de propelente: 29,2 quilogramas

- Peso reservado para experimento: 5 quilogramas

Fonte: Centro de Lançamento de Alcântara

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.